
A terça-feira, 5, foi trégua na instabilidade em grande parte do Rio Grande do Sul. O sol até apareceu em muitas cidades gaúchas. Contudo, a chuva retorna ao Estado para uma sequência de dias com precipitações.
Segundo a MetSul Meteorologia, nesta quarta-feira, 6, o sol aparece com nuvens em todo o território gaúcho, porém da tarde para a noite a nebulosidade aumenta e a atmosfera novamente se instabiliza com chuva e trovoadas em alguns pontos na Metade Norte. A instabilidade afeta mais o Norte e o Noroeste gaúcho. Os meteorologistas afirmam que não se afasta a possibilidade de queda de granizo isoladamente. Ainda de acordo com o prognóstico, na maior parte do Estado, porém, o dia ainda termina sem chuva.
O amanhecer será de frio com as menores marcas no Sul e em baixadas dos Campos de Cima da Serra, onde deve gear. Já a tarde será com temperatura agradável, ao redor e pouco acima de 20ºC na maioria das localidades gaúchas.
Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 9ºC e 21ºC, enquanto em Caxias do Sul fica de 8ºC a 20ºC. Já em Ausentes as marcas oscilam entre 1ºC e 17ºC e em Bagé de 3ºC a 19ºC.

Sequência de dias chuvosos
O tempo melhorou no Rio Grande do Sul nesta terça e o sol finalmente apareceu em quase todo o Estado, entretanto a trégua da chuva que se iniciou vai durar muito pouco e os próximos dias serão novamente chuvosos no território gaúcho.
Conforme a MetSul, a instabilidade vai ser consequência de um centro de baixa pressão que vai dar origem a uma frente fria com o avanço de uma massa de ar muito frio pelo interior do continente no final desta semana.
Nesta quarta-feira, embora o sol apareça em todo o estado, a chuva já pode retornar a alguns pontos da Metade Norte até o final do dia, especialmente à noite. Os meteorologistas afirmam que a esmagadora maioria das cidades gaúchas, entretanto, não chove ainda durante esta quarta. O cenário se modifica a partir da quinta-feira, 7, por conta da atuação de um centro de baixa pressão.
Chove ainda entre a madrugada e de manhã em vários pontos, especialmente da Metade Norte, mas será da tarde para a noite que a instabilidade atinge a maior parte do território gaúcho, apesar de que pode não chover em alguns locais mais ao Sul e ao Oeste do Estado.
Na sexta-feira, 8, o sol aparece com nuvens junto com períodos de maior nebulosidade na maior parte do Rio Grande do Sul, contudo a circulação de umidade da baixa pressão na costa traz momentos com chuva intercalados com sol principalmente no Sul e no Leste do estado.
No sábado, 9, com a baixa pressão mais profunda na costa, prossegue a circulação de umidade e nuvens vinda do mar trazem chuva no decorrer do dia para pontos do Sul e do Leste gaúcho, o que inclui a Lagoa dos Patos e entorno, Porto Alegre e região metropolitana, a Serra e o Litoral Norte. Nas demais regiões, sobretudo na Metade Oeste, o dia tem sol e nuvens.
No domingo, 10, Dia dos Pais, finalmente, a área de baixa pressão atmosférica se afasta e ar de alta pressão mais seco toma conta do Rio Grande do Sul. Com isso, apesar de chuva ainda durante a madrugada em pontos do Nordeste gaúcho, o sol aparece em todo o Estado no decorrer do dia.
A baixa pressão na costa deve trazer vento com rajadas fortes no Sul e no Leste do estado, em particular na Lagoa dos Patos e entorno e no litoral, entre sexta e sábado. As rajadas devem ficar, em média, entre 60 km/h e 80 km/h, mas em alguns pontos podem ser mais fortes.
Fonte: Correio do Povo