
Estão abertas as pré-matrículas para o programa SEJA Pro+ Trabalho e Emprego, que oferece, inicialmente, 1.750 vagas gratuitas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante em 11 municípios do Rio Grande do Sul. Jovens de 18 a 29 anos podem se inscrever no site https://educacao.sesirs.org.br/eja-educacao-de-jovens-e-adultos ou nas unidades do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) e do Serviço Nacional e Aprendizagem Industrial (Senai-RS) até o dia 31 de agosto.
O SEJA Pro+ é uma parceria entre o Conselho Nacional do Sesi (CN-Sesi) e o Departamento Nacional do Sesi (DN-Sesi) com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Tem apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Sistema FIERGS e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-RS). O programa combina a EJA do Sesi com os cursos de formação profissional do Senai-RS em áreas de alta demanda.
As aulas serão ministradas em polos de EJA do Sesi-RS e escolas com laboratórios do Senai-RS. A carga horária do Ensino Médio é de 1.400 horas e, do Ensino Fundamental, 1.600 horas — sendo 80% a distância e 20% presencial. O programa contempla Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Igrejinha, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Panambi.
Os estudantes matriculados irão receber auxílio permanência e transporte, benefício por meio de parceria com a Seduc. Além de garantir escolaridade e formação, os alunos que concluírem o curso terão seus nomes encaminhados ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), facilitando o ingresso em vagas formais.