
Diante do recuo do rio Guaíba nas últimas horas, a prefeitura de Porto Alegre decidiu abrir as comportas do Cais Mauá, no Centro da Capital. A medida foi realizada por funcionários do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) depois que o corpo hídrico atingiu o nível de 2,61m na manhã desta quinta-feira.
A partir da medida, a atividade portuária poderá ser retomada. O processo de reabertura iniciou pela comporta 6, que dá acesso ao Catamarã. O trabalho se estendeu por duas horas, período em que foram reabertas as passagens 1,2 e 4.
“O Guaíba está em declínio, assim como a maior parte dos seus afluentes. Os especialistas consultados pelo Dmae apontam que a possibilidade de ultrapassarmos a cota de inundação está bastante reduzida. Por isso, temos segurança na decisão de restabelecer a rotina normal do Cais Mauá”, explica o diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone.
As comportas 11, 12, 13 e 14, que estão em obras, permanecerão fechadas. As passagens serão restabelecidas conforme o avanço das intervenções definitivas – iniciadas em maio pelo Departamento. A reestruturação das comportas do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre teve início em julho de 2024.
Fonte: Correio do Povo