João Fonseca vai disputar pela primeira vez a terceira rodada de Wimbledon, em Londres. O jovem venceu o americano Jenson Brooksby por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 5/7, 6/2 e 6/4, em 3h13min, e avançou para a próxima fase. O tenista quebrou um jejum de 14 anos para o tênis nacional: a última vez que um brasileiro chegou à terceira rodada do torneio britânico na grama foi em 2010, com Thomaz Bellucci.

A partida foi disputada do início ao fim. Apesar do susto após o segundo set, Fonseca mostrou domínio nos “big points” – pontos decisivos – e maturidade, superando as oscilações do jogo. Mais uma vez, seu saque foi destaque e salvou o brasileiro de break points contra.
Como se não bastasse o grande feito aos 18 anos, o brasileiro se tornou o mais jovem tenista a atingir essa fase da chave masculina do Grand Slam inglês desde 2011. Na ocasião, o alemão Bernard Tomic, então com 18 anos e oito meses, e acabou parando apenas nas quartas de final da competição.
Seu próximo adversário será o chileno Nicolás Jarry. Atualmente, ele é o número 143 do ranking, mas já foi o 16º em maio do ano passado. A partida está prevista para ocorrer nesta sexta-feira, mas ainda não possui horário definido.