
A prefeitura de Porto Alegre está orientando os moradores da região das ilhas a deixarem suas casas e se direcionarem aos abrigos.
Uma equipe liderada pela Defesa Civil, em parceria com a Brigada Ambiental, a Marinha e o Corpo de Bombeiros está desde às 10h no braço Norte da Ilha dos Marinheiros levando auxílio e convencendo a população residente a se direcionar para locais seguros.
A informação foi compartilhada pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) na rede social X.
Melo já havia dito que a região era uma das mais afetadas com as chuvas torrenciais da última semana. E, apesar da trégua e do tempo aberto no sábado e domingo, o nível do Guaíba seguiu subindo no sábado, em função da vazão dos rios Jacuí e Taquari, e tende a aumentar ao longo da semana.
No sábado pela manhã, a régua instalada na Ilha da Pintada, pela Defesa Civil de Porto Alegre, indicava 2,40m. A cota de inundação do local é 2,20cm.
Segundo informações da MetSul, se confirmado o efeitos do vento entre segunda e terça-feira, ainda há a possibilidade do lago se aproximar ou atingir a cota de transbordamento do cais, de três metros. Logo, a tendência é de manutenção dos alagamentos para os moradores das ilhas.