
O Teatro de Arena recebe, neste sábado (1º) e domingo (2), a Mostra de Pesquisa e Processo – Teatro Aberto, realizada pela Nós Cia de Teatro. A proposta é aproximar público, artistas e pesquisadores da cena por meio de ensaios abertos de dois espetáculos em fase de finalização, seguidos de um momento de conversa sobre os processos de criação.
A mostra apresenta PALAVRA, dirigido por Everson Silva, e Mulheres em Trama, com direção de Leticia Virtuoso. Desenvolvidos de forma independente, os trabalhos revelam diferentes caminhos de pesquisa cênica e convidam o público a acompanhar uma etapa normalmente restrita aos artistas.
No dia 1º de agosto, será apresentado PALAVRA, espetáculo poético-performático que celebra a literatura em cena. Com aproximadamente mil livros distribuídos pelo palco, oito artistas constroem uma dramaturgia baseada exclusivamente na leitura de trechos dessas obras, transformando a palavra escrita em ação cênica. Em sua 26ª direção teatral, Everson Silva propõe uma experiência de escuta, imaginação e reconexão com o livro físico em um contexto marcado pelo excesso de estímulos digitais.
Já no dia 2 de agosto, o público poderá acompanhar Mulheres em Trama, espetáculo que aborda inquietudes, desejos e os espaços que o universo feminino busca ocupar. Em cena, uma grande trama de linhas e lãs doadas por dezenas de participantes atravessa gerações e se recria a cada apresentação. Inspirada na força e na fluidez da água, a obra estabelece um diálogo entre a natureza e a experiência feminina, refletindo sobre formas históricas de dominação e resistência.
Além das apresentações, o projeto busca promover o diálogo sobre a pesquisa em artes cênicas, compartilhando com o público as escolhas, experimentações e desafios envolvidos na construção de cada obra.
Os ingressos estão disponíveis por valores populares, e toda a renda arrecadada será destinada à continuidade dos dois projetos, realizados de forma independente.
Serviço
Teatro Aberto – Mostra de Pesquisa e Processo
Quando: 1º e 2 de agosto, às 20h
Onde: Teatro de Arena
1º de agosto – PALAVRA
• Direção cênica: Everson Silva
• Duração: 50 minutos
• Classificação: Livre
2 de agosto – Mulheres em Trama
• Direção: Leticia Virtuoso
Ingressos:


