Grupo Banco Mundial destina US$ 7 bi para investimentos no Brasil até 2028

Objetivo é um desenvolvimento inclusivo e sustentável, e combater as mudanças climáticas no país

Crédito: Freepick

Uma economia mais produtiva, inclusiva e verde está no centro da nova parceria estratégica entre o Grupo Banco Mundial (GBM) e o Brasil, e publicada pelo Conselho de Diretores da organização. O plano para o período 2024–2028 norteará o trabalho conjunto do Grupo para promover um desenvolvimento inclusivo e sustentável, ao mesmo tempo que combaterá as mudanças climáticas no país. O aporte financeiro é de US$ 7 bilhões.

O plano estratégico apoia as prioridades de desenvolvimento do Brasil estabelecidas em seu Plano Plurianual (PPA) 2024–2027 e em seu Plano de Transformação Ecológica (PTE). Também leva em consideração as ambições do setor privado brasileiro no sentido de melhorar o ambiente de negócios do país e ajudar as empresas a se destacarem no cenário global.

“O objetivo geral da estratégia é ajudar o Brasil a construir uma economia mais produtiva, mais inclusiva e mais verde, incluindo na Amazônia e em outros biomas importantes, ao mesmo tempo que apoia, de forma sistemática, a governança institucional e a redução das disparidades raciais e de gênero”, disse Johannes Zutt, diretor do Banco Mundial para o Brasil. Para ele, as atividades se concentrarão na promoção do aumento da produtividade e do emprego, na inclusão das populações pobres e desfavorecidas e numa economia mais verde e menos vulnerável aos choques climáticos.

MAIOR PRODUTIVIDADE

A estratégia pretende aumentar a produtividade no Brasil, enfrentando obstáculos que, há muito, impedem o desenvolvimento de uma economia mais competitiva. Isso envolve ações voltadas a reduzir o custo de fazer negócios no país, expandir o acesso ao financiamento, impulsionar o capital humano e promover inovação e infraestruturas modernas (especialmente nos segmentos digital, logístico e de transportes). Também ajudará a atrair investimento privado em todas essas frentes.

O Grupo Banco Mundial também apoiará soluções financeiras para micro, pequenas e médias empresas de propriedade de mulheres, com foco adicional em empresas carentes das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A estratégia também prevê engajamento com novos parceiros, como a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), e vários bancos e entidades brasileiras, como a Embrapa.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile