Consumo das famílias cresce 0,4% em abril, aponta CNC

Este é o primeiro avanço do indicador no ano

Foto: Tânia Rêgo / Arquivo / Agência Brasil

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) avançou +0,4% em abril, descontados os efeitos sazonais, primeiro resultado positivo após quatro meses de queda, com todos os componentes em alta. A continuação das variações anuais positivas mostra que há recuperação em relação aos anos anteriores. No entanto, vem desacelerando e foi ainda menor que a do mês anterior (+7,7%). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 18, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

As melhores taxas de juros para as pessoas físicas neste início de ano, alcançando o menor patamar em fevereiro deste ano desde junho de 2022 (52,5%), estão sendo acompanhadas pela menor inadimplência dos consumidores (5,5%), retornando ao nível de julho de 2022. O melhor desempenho da disponibilidade de crédito desempenha um papel importante no consumo das famílias e contribui para a retomada do indicador.

Apesar de alguns aspectos favoráveis, como mencionado, ainda há desaceleração do saldo da carteira de crédito das pessoas físicas ao longo de 12 meses. Isso indica uma redução da disponibilidade desses recursos. Embora as famílias consigam cumprir suas dívidas em atraso, os bancos estão adotando uma postura mais cautelosa ao conceder empréstimos. Além disso, os consumidores estão priorizando o ajuste de seus orçamentos, em vez de aumentar seu endividamento.

Os produtos duráveis, sendo mais sensíveis às mudanças de crédito, retomaram seu crescimento. O item Momento para Duráveis – ICF teve a aumento da sua taxa mensal (+0,4%) e ainda apresenta o maior avanço anual de abril (+20,3%). Pelo terceiro mês seguido, houve aumento da proporção de famílias que consideram um mau momento para compra desses bens, obtendo a maior parcela desde setembro de 2023 (63,5%).

ACESSO AO CRÉDITO

O ICF avançou tanto no resultado mensal quanto no anual. O desempenho positivo do indicador em abril (+0,9%) evidencia a melhora do mercado de crédito mencionada anteriormente. Neste mês, 30,6% dos consumidores consideram mais fácil o acesso ao crédito. Outro fator que influencia o consumo é o mercado de trabalho, que vem tendo crescimento, nos dois primeiros meses do ano, do estoque de trabalhadores do País.

No indicador de emprego atual quebra a sequência de quatro taxas negativas (+0,4¨%). Em relação aos próximos meses, a Perspectiva Profissional interrompe uma sequência negativa ainda maior, de oito meses, atingindo resultado de +0,2% em abril. No comparativo anual, tanto Emprego Atual (+4,2%) quanto Perspectiva Profissional (+1,7%) permanecem positivos.

Com mercado de trabalho aquecido, perspectiva profissional crescendo e acesso ao crédito mais fácil, o Consumo Atual – ICF avançou, após quatro meses de baixa (+1,4%). Importante ressaltar que, ainda assim, o percentual de famílias que consideram seu nível de consumo menor que em 2023 vem crescendo (36,5%), mas a maior parte das famílias ainda considera seu consumo igual (38%).

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