Porto Alegre registra 71 ocorrências de trânsito no feriadão de Ano-Novo

A maior parte dos acidentes com feridos envolveu motocicletas

Foto: Divulgação/EPTC/PMPA

O trânsito de Porto Alegre registrou 71 ocorrências durante o feriado de Ano-Novo, conforme relatório da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) em conjunto com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Das 12h de sexta-feira, 29 de dezembro, até 12h desta terça-feira, 2, foram 32 ocorrências com feridos e uma vítima fatal.

A maior parte dos acidentes com feridos (65%) envolveu motocicletas. “Realizamos ações ostensivas de fiscalização durante todo o feriado, mantendo nossos agentes nos pontos de maior fluxo e, também, realizando algumas blitze”, destaca o diretor de Operações, Cirilo Faé.

Operação Radar – Foram fiscalizados 7.542 veículos no período. Dos condutores que passaram pelo radar, 89% respeitaram o limite de velocidade. Foram flagrados 867 veículos acima da velocidade permitida, com o maior registro flagrado na avenida Bento Gonçalves, em que um motociclista trafegava a 141 km/h, mais que o dobro do regulamentado (60 km/h).

Os agentes da EPTC intensificaram, desde o início do mês de dezembro, a Operação Final de Ano, para coibir os excessos, e a Operação Balada Segura, para combater a alcoolemia no trânsito. O etilômetro passou a ser oferecido mesmo em sinistros mais comuns com apenas danos materiais, como colisão, abalroamento e choque com objetos fixos (postes ou muros).

Acidentalidade –A prefeitura lançou o Plano de Segurança Viária Sustentável (PSVS), que estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. Ele segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030.

Vida no Trânsito – Porto Alegre integra o Programa Vida no Trânsito (PVT), coordenado pelo Ministério da Saúde, e desde 2012 faz a análise de todos os acidentes fatais, com o objetivo de identificar os fatores e condutas de risco que resultaram em ocorrências com mortes. As causas de sinistros de trânsito decorrem, na sua maioria, de ações comportamentais dos usuários das vias.

 

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile