Polícia acredita que ex-vereador atuou como motorista de grupo que incinerou homem dentro de carro, em Porto Alegre

Lídio Santos, ex-suplente do PT na Câmara Municipal, foi preso no último dia 9 por suspeita de envolvimento em homicídio no bairro Cascata

Ainda com vida, homem teve o corpo incinerado dentro de carro. Foto: Polícia Civil / Reprodução

A Polícia Civil confirmou, nesta segunda-feira, à Rádio Guaíba, que um dos suspeitos presos, no último dia 9, por envolvimento na morte de um homem na zona Sul da Capital, é o conselheiro tutelar, líder comunitário e ex-vereador suplente do PT Lídio Santos, de 43 anos. Segundo a corporação, ele foi o motorista do grupo, ainda não identificado, que sequestrou e torturou um homem na Vila Cruzeiro, região em que o suspeito atua como liderança entre moradores. A vitima foi, posteriormente, queimada viva dentro de um veículo no bairro Cascata. O outro suspeito, preso na mesma data, não teve o nome revelado.

Contatada pela reportagem, a delegada Isadora Galian, titular da 1ª DPHPP de Porto Alegre, corroborou que o preso é investigado por, supostamente, ter levado os autores para a cena do crime, em um carro, e, após a vítima ter sido incinerada, tê-los auxiliado na fuga, também como motorista. Segundo ela, a corporação agora investiga se Lídio Santos, que já tinha antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal e ameaça, também atuou na morte direta da vítima, auxiliando na queima do veículo utilizado para o homicídio.

Quem é Lídio Santos

Morador da Vila Cruzeiro, Lídio exerce a função de líder comunitário. Em redes sociais, ele se descreve como ‘militante político’ e ‘engajado nas causas sociais’.

Em novembro de 2017, Santos atuou na Câmara Municipal, como vereador suplente do PT, substituindo Aldacir Oliboni, na época afastado temporariamente para tratamento de saúde. Na ocasião da posse, no dia 13 daquele mês, ele declarou ser ‘uma voz do povo brasileiro contra o governo golpista’. Lídio Santos concorreu pela sigla, ao mesmo cargo, em 2020, mas não se elegeu.

Lídio Santos, vereador suplente do PT, em 2017. Foto: Reprodução / Redes Sociais

No pleito deste ano, o líder comunitário foi cabo eleitoral do vereador Leonel Radde (PT), eleito deputado estadual, e de Maria do Rosário (PT), reeleita deputada federal. Em um vídeo postado ontem em redes sociais, Radde negou ter vínculos com o preso.

Procurada pela reportagem, a assessoria da deputada emitiu uma nota oficial, no início desta tarde (veja abaixo). No Facebooko preso relata ter trabalhado como assessor no gabinete da parlamentar.

O PT também emitiu nota sobre o caso condenando o crime (veja abaixo).

No Twitter, o investigado se manifestou garantindo ser inocente:

A defesa de Lídio Santos também apresentou nota oficial, no fim da tarde. Veja a íntegra:

O crime

Segundo a Polícia Civil, no dia 9 de agosto, um homem ficou mantido sob o domínio de um grupo de suspeitos (não identificados em totalidade, até o momento), em um imóvel na vila Cruzeiro. Posteriormente, foi levado em um veículo até a rua Canudos, no bairro Cascata, local onde teve o corpo carbonizado dentro do carro. Pelas informações apuradas pela perícia, a vítima foi queimada viva.

Leia a nota divulgada pelo Partido do Trabalhadores:

O Partido dos Trabalhadores tem como princípios de sua atuação a defesa da vida, da dignidade humana, da ética, da democracia e da liberdade e tem cerca de 25 mil filiados e filiadas em Porto Alegre.

Nesse sentido, repudiamos tentativa de criminalização de todo o partido e sua militância por conta de investigações em cursos de suposta participação de um único filiado em crime que, ao nosso ver, é bárbaro.

Informamos que já suspendemos sua filiação desde o momento que soubemos do fato e defendemos que o crime seja solucionado e seus autores devidamente punidos com o rigor da Lei. Nos solidarizamos com os familiares e amigos da vítima desse crime cruel. Informamos também que acompanharemos as investigações sobre a suposta participação de um filiado suspenso do partido que não ocupa nenhuma posição de dirigente ou cargo em comissão.

Qualquer ilação criminosa diferente de nossa posição buscando fragilizar o partido será alvo de medidas judiciais cabíveis.

Executiva do Partido dos Trabalhadores de Porto Alegre

Leia a nota divulgada pelo mandato da deputada Maria do Rosário (PT/RS):

Sobre o terrível e bárbaro crime em que é citado um Conselheiro Tutelar de Porto
Alegre, manifestamos nossa total solidariedade à família da vítima, seus amigos e toda
a comunidade, bem como registramos nossa revolta, indignação e repúdio com esse
crime cruel.

É ainda mais grave que um dos citados, seja pessoa que recebeu a confiança de
muitos, até mesmo sendo eleito em Porto Alegre para a honrosa responsabilidade de
Conselheiro Tutelar.

Consideramos que denunciar, enfrentar à violência e responsabilizar os culpados é um
dever fundamental. Jamais é possível tolerar a barbárie.

O suspeito não mantém vínculo com este gabinete parlamentar, sendo que em anos
atrás, quando manteve, nada constava contra sua conduta.

Cumprimentamos as autoridades à frente deste grave caso e confiamos que ele será
rigorosamente apurado e os responsáveis, responsabilizados, fazendo-se justiça.
Seguiremos nosso trabalho pelo fim de toda e qualquer forma de violência.

Mandato da Deputada Federal Maria do Rosário – 14/11/2022

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile