TCU entrega lista de pessoas com contas de campanha irregulares ao TSE

Dados serão usados para decidir quem pode ou não concorrer às eleições; nomes reprovados vão ser divulgados na internet

Foto: Agência Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) entrega, na quarta-feira, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma lista de pessoas que tiveram contas públicas julgadas irregulares quando exerceram cargos de gestão. Com isso, a Justiça Eleitoral decide em quais casos barra ou concede o registro de candidatura para quem pretende concorrer no pleito deste ano.

Os dados serão entregues pelo vice-presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, ao ministro Edson Fachin, presidente do TSE. A Corte de Contas informou que “Cabe à Justiça Eleitoral, dentro dos critérios legais, declarar ou não a inelegibilidade dos possíveis candidatos a um cargo público”.

Os nomes com as contas reprovadas também serão divulgados na internet. De acordo com os dados mais recentes, o Nordeste é a região com maior número de agentes públicos com as contas julgadas irregulares, registrando 2.710 casos, seguida do Sudeste, com 1.552. O Norte soma 1.201 agentes com as contas reprovadas, o Centro-Oeste 712 e o Sul, 600.

Além disso, de acordo com informações publicadas pelo Tribunal de Contas, outras 16 pessoas que vivem no exterior também tiveram decisões desfavoráveis em análises sobre gasto público.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile