Setor calçadista do RS já abriu 10 mil vagas até outubro

Foto: Abicalçados / Divulgação

O setor calçadista brasileiro contabiliza a criação de mais de 37 mil postos de trabalho entre janeiro e outubro. Foram 31 mil vagas geradas somente de junho até o mês dez. Os dados, elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), revelam que em outubro a atividade somou 282,8 mil postos de trabalho diretos em todo o Brasil, 13% mais do que em outubro passado e 0,6% menos do que em outubro de 2019. Só o Rio Grande do Sul, principal empregador na atividade, abriu um terço das vagas totais do setor.

Para o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, as exportações de calçados vêm ajudando na recuperação e, nos dez meses deste ano somaram 99 milhões de pares, gerando US$ 712,4 milhões, incrementos de 32,2% em volume e de 30,7% em receita na relação com o mesmo período do ano passado.

No comparativo com o acumulado de 2019, as vendas externas estão 2,7% superiores em volume e 13,2% inferiores em dólares. No mercado interno também existe uma recuperação, mas menos intensa, de incremento de 24% nas vendas do varejo.

Estados

Entre os estados brasileiros, o que mais gerou vagas entre janeiro e outubro foi o Rio Grande do Sul. Principal empregador na atividade, com ⅓ das vagas totais, o Estado gerou mais de 10 mil postos no período. Com o resultado, o setor calçadista gaúcho atinge 85 mil pessoas empregadas na atividade, 11,4% mais do que em outubro passado e 6,3% menos do que em outubro de 2019.

O segundo estado que mais emprega no setor calçadista brasileiro é o Ceará. Entre janeiro e outubro, as empresas locais geraram 3,5 mil postos, fechando o mês dez com 62,3 mil pessoas empregadas na atividade, registro 7,1% superior ao de outubro passado e 9,8% superior ao de outubro de 2019.

A Bahia é o terceiro maior empregador do setor calçadista nacional. Entre janeiro e outubro, as fábricas baianas geraram 8,6 mil vagas, fechando o décimo mês do ano com 35,7 mil pessoas empregadas na atividade. O número é 32,8% superior ao de outubro passado e 22% superior ao de outubro de 2019.

Estados que mais empregam no setor

1º Rio Grande do Sul

85 mil postos

2º Ceará

62,3 mil postos

3º Bahia

35,7 mil postos

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile