Deputado aciona PF contra invasão da sede da Aprosoja, em Brasília

Documento enviado nesta quinta-feira por Jerônimo Goergen (PP-RS) pede 'punição com total rigor'

Foto: Divulgação

O deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) acionou, nesta quinta-feira, a Polícia Federal (PF) contra a manifestação realizada na sede da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), em Brasília.

“A Aprosoja teve sua sede invadida e vandalizada. É preciso identificar os invasores e, principalmente, os organizadores desse ato, punindo-os com total rigor”, defende Goergen no documento.

Na manhã desta quinta, manifestantes invadiram a sede da associação e depredaram a fachada do edifício, localizado no Lago Sul, região nobre da capital federal.

Além de vandalizar os portões e o muro, o grupo pichou paredes e jogou tinta vermelha nas janelas do imóvel. Entre os dizeres pichados, frases como “Agro é morte”, “Soja não enche prato” e “Bolsonaro é fome”.

Pelas redes sociais, a Via Campesina Brasil, parte da organização internacional de camponeses, assumiu a autoria do ato. Em um manifesto, a organização revela que a medida integra as ações da Jornada Nacional pela Soberania Alimentar. Também culpa o governo federal pela miséria dos brasileiros e a volta da fome.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 60 pessoas participaram do ato. A Polícia Civil realizou perícia no local. A 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul) investiga o caso como crime de dano e associação criminosa.

Em nota, a Aprosoja afirmou que “já está tomando as providências cabíveis junto às autoridades policiais para que os responsáveis sejam identificados e responsabilizados por cada um dos crimes cometidos”. “Esta invasão covarde é uma afronta ao Estado Democrático de Direito e põe em risco a integridade física de seus colaboradores e associados”, disse a associação.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile