Desigualdade de renda entre homens e mulheres é de 15% no RS

Além de dados sobre desigualdade de renda, DEE apresentou números sobre trabalho e escolaridade no Rio Grande do Sul.

Foto: Samuel Maciel / CP Memória

Os homens ganham salários, em média, 15% maiores do que as mulheres no Rio Grande do Sul. Apesar da diferença, os números apresentam uma retração no período entre 2012 e 2019. O momento de maior desigualdade de renda foi no ano de 2014, quando o saldo chegou a quase 20%.

Os indicadores apresentados, nesta quarta-feira, pelo Departamento de Economia e Estatística do Estado ainda mostram recortes por escolaridade. A maior diferença, de 34,6%, está entre homens e mulheres com Ensino Superior completo. Em sentido oposto, a menor desigualdade de renda está no segmento com Ensino Médio incompleto, onde homens ganham 17% a mais do que as mulheres com o mesmo grau de instrução.

Segundo o técnico do DEE, Raul Bastos, homens e mulheres com Ensino Fundamental completo foram os que tiveram maior incremento na renda por hora trabalhada entre 2012 e 2019. “O desempenho das mulheres, em termos de rendimentos, foi mais favorável do que aquele da população masculina”, completou o pesquisador.

Escolaridade e trabalho formal

O DEE também mediu o grau de escolaridade entre as pessoas com trabalho formal. Empregados com Ensino Médio completo representam quase a metade das carteiras assinadas no Rio Grande do Sul. Por outro lado, o número de pessoas que não completou o Ensino Fundamental caiu nos últimos 13 anos, representando hoje um a cada dez trabalhadores. O estado também registrou um aumento no número de profissionais com Ensino Superior completo, compondo 21% da força de trabalho formal.

O Rio Grande do Sul tem pequenas diferenças em comparação com o cenário nacional. No conjunto, o Brasil apresenta profissionais com escolaridade mais alta. Para o pesquisador Guilherme Xavier Sobrinho, um dos fatores de desvantagem do estado é o envelhecimento da população gaúcha. “Se percebe que as faixas etárias mais altas têm, em média, escolarizações mais baixas”, pontuou.

O Departamento de Economia e Estatística corresponde à antiga FEE. O órgão chegou a ser extinto no governo Sartori, mas foi reestruturado dentro da Secretaria Estadual do Planejamento no mandato de Eduardo Leite. Os dados completos da pesquisa estão no site da Seplag.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile