Ministro da Educação garante que era “rascunho” documento enviado para a Economia com erros de português

No texto, a palavra "paralisação" aparece duas vezes com a letra "z" e "suspensão" com "ç"

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse hoje que o ofício, com erros de português, endereçado ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para alertar sobre falta de verbas na Pasta, era apenas um “rascunho”. “São 24 páginas. A minha equipe escreveu, passou por várias pessoas e a gente mandou o rascunho para a Economia e vazou. E viram que tinha um erro. A tabela definitiva que vai sair segunda-feira é diferente. Não fui eu que escrevi, mas passou pela minha equipe. Então assumo o erro. Foi um erro meu”, contou o Weintraub, em entrevista ao programa Esfera Pública. 

No texto, a palavra “paralisação” aparece duas vezes com a letra “z” e “suspensão”, com “ç”. Weintraub adverte, no texto, que serviços públicos, como a compra de livros escolares, poderão ser afetados e até descontinuados, em universidades públicas, em 2020, pela ausência de verba. Conforme o Estado de São Paulo, Weintraub pediu aumento de R$ 9,8 bilhões em recursos previstos para as chamadas despesas discricionárias (que não são obrigatórias, ao contrário, por exemplo, da folha de pagamento).

Com o incremento, o Ministério espera que o montante previsto para esses gastos, que incluem o custeio de programas e investimentos, chegue a R$ 26 bilhões. “Com a redução de bolsistas de mestrado e doutorado, há paralização (sic) de pesquisas e risco de evasão de pesquisadores para atuação no exterior, comprometendo o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país”, adverte o ministro na página 4 do ofício, de 15 de agosto.

O segundo trecho com erro, na página 6, cita que “o referencial monetário apresentado ao MEC impossibilita a destinação de menos da metade do orçamento que as universidades e institutos possuem atualmente. Com isso, haverá a paralização (sic) de cursos, campi e possivelmente instituições inteiras, comprometendo a educação superior e a educação profissional e tecnológica (EPT)”. O ministro mostrou, ainda, preocupação com temas caros ao governo Bolsonaro, como ampliação do número de escolas cívico-militares.

Política de alfabetização

Weintraub também falou sobre uma nova política nacional de alfabetização, a ser implementada a partir no começo do ano que vem. “É baseada em critérios científicos, cada um pode usar o método que quiser, desde que seja um método baseado em estudos científicos e em evidências cientificamente comprovadas de que o métodos funciona. Com isso a gente vai ter a substituição da atual abordagem, provavelmente, pela prevalência do fonético que é o ‘ba-bé-bi-bó-bu'”, defendeu Weintraub.

Questionado sobre a teoria de Paulo Freire, o ministro criticou o método proposto pelo educador e filósofo brasileiro, dizendo que o Brasil, tendo “Paulo Freire como patrono” é o país da América do Sul com menor nível na Educação. “Eu não queria falar nessa pessoa. Eu vou chamar uma benzedeira aqui porque parece que não sai”, ironizou.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile