Colapso do sistema prisional: 75 vagas em nova ala da penitenciária de Montenegro já foram preenchidas

As 25 vagas ainda em aberto em Montenegro devem ser preenchidas nos próximos dias

Foto: Pedro Revillion / CP Memória

A Secretaria de Administração Penitenciária garantiu neste sábado que 75 das 100 novas vagas abertas em uma ala recém criada da Penitenciária Estadual de Montenegro já foram preenchidas. O anúncio vem em meio ao colapso no sistema carcerário gaúcho, com recorrentes flagrantes de presos em carceragens de delegacias e em viaturas da Brigada Militar (BM). Ainda ontem, uma liminar derrubou a decisão judicial que determinava que a Vara de Execuções Criminais (VEC) não expedisse mais mandados de prisão enquanto a questão da falta de vagas não fosse solucionada.

Ainda de acordo com a pasta, as 25 vagas ainda em aberto em Montenegro devem ser preenchidas nos próximos dias. Para esses espaços, a Susepe segue com sistema de triagem, que leva em conta o histórico dos apenados, para evitar a infiltração de facções. Além disso, a expectativa é de que a Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, que vai gerar outras 450 vagas, seja aberta até o final de junho.

Na próxima segunda-feira (20), o Estado também entregará 17 novas viaturas para a escolta e o transporte de presos. Já na última quinta (16), começou o processo de nomeação dos aprovados no concurso da Susepe, dos quais 250 são agentes penitenciários e 50 serão agentes penitenciários administrativos. Eles vão ajudar, entre outras questões, na composição do quadro da penitenciária de Bento Gonçalves.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile