Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Empresa gaúcha é fornecedora da suplementação da Seleção de Futebol Masculino de Surdos

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: WhatsApp-Image-2025-11-13-at-16.47.06.jpeg

Com sede em Salvador do Sul (RS), a Uêvo, marca referência em nutrição e performance esportiva, dá mais um importante passo na sua trajetória de incentivo ao esporte. A empresa será a marca oficial de suplementação da Seleção Brasileira de Futebol Masculino de Surdos, uma das modalidades que representarão o país na 25ª edição das Surdolimpíadas de Verão, realizadas pela primeira vez em Tóquio (Japão), de 15 a 26 de novembro. Este evento marca o centenário das Surdolimpíadas, que tiveram sua primeira edição em Paris, na França, em 1924. Será a primeira vez que o Japão sediará as Surdolimpíadas de Verão.

A competição reunirá aproximadamente 6 mil participantes de cerca de 70 a 80 países e regiões. Desses, cerca de 3 mil serão atletas surdos, enquanto os demais incluirão oficiais, árbitros e membros da organização. Ao todo, os atletas competirão em 21 modalidades esportivas.

O apoio reforça o compromisso da Uêvo com a valorização do esporte como ferramenta de superação, saúde e inclusão. A Seleção embarca para o Japão no dia 9 de novembro, levando na bagagem a energia e a confiança de quem tem ao lado uma marca que acredita no potencial dos atletas.

“Nascemos com o propósito de estar ao lado do esporte e dos atletas, contribuindo com produtos que elevam desempenho, saúde e bem-estar. Apoiar a Seleção Brasileira de Futebol de Surdos é motivo de orgulho para nós”, destaca Marcelo Carvalho, gerente de marca da Uêvo.

Com um portfólio que inclui proteínas, creatina, barras proteicas e o Biscuêvo, a marca oferece soluções completas para quem busca rendimento e qualidade de vida. A Uêvo também mantém a Uêvo Academy, iniciativa educacional voltada à disseminação de conhecimento em nutrição esportiva e saúde, conectando ciência e prática para atletas e profissionais da área.

Na competição, o Brasil integra o Grupo B, ao lado de França, Irã e Uzbequistão. As 15 seleções participantes estão divididas em quatro grupos. Três com quatro equipes e um com três. E os dois melhores de cada grupo avançam às quartas de final.

Com orgulho e admiração, a Uêvo estará na torcida pelo desempenho da Seleção Brasileira, acreditando na força, na dedicação e no talento de cada atleta que representa o país e inspira o verdadeiro espírito do esporte.

Últimas Notícias