
Depois de 40 anos no mesmo lugar, a loja Amorim Calçados está em novo endereço. Destruída por um incêndio no início de novembro, o estabelecimento funcionava em um casarão na praça XV de Novembro, no Centro Histórico de Porto Alegre. Por conta dos estragos do incêndio, que refletiram ainda na derrubada do imóvel datado de 1884, a loja precisou se mudar para um novo endereço, dobrando a esquina, na avenida Otávio Rocha, número 54.
A mudança em pouco mais de três semanas, que envolveu a locação de um novo imóvel e a estruturação do espaço, só pôde ser concluída por conta da ajuda que a empresa familiar recebeu de amigos e de parceiros comerciais, de acordo com o gerente da Amorim Calçados, Lizandro Krug. A loja foi fundada pelo sogro, Itamar de Amorim, e está em processo de sucessão familiar da segunda para a terceira geração.
“Muita gente nos apoiou para essa retomada. Teve vaquinha solidária, que nos deu um estímulo grande para reabrir, e teve o apoio da fábrica Beira Rio, que nos ajudaram na montagem da loja e na reposição dos produtos. Desde o dia do incêndio, com o prédio antigo ainda pegando fogo, um pessoal da empresa veio nos dar esse suporte. É por toda essa ajuda que estamos com a loja aberta hoje. É um recomeço”, contou Krug.
A retomada ocorreu no sábado, dia 27 de novembro. A data foi escolhida a dedo pela filha de Lizandro, Gabriela Amorim. “Quando alugamos a sala comercial, ela que deu a data para abrir a loja. Os últimos dias antes da abertura foram de pouco sono. Ficávamos até de madrugada montando e arrumando as coisas. Só dava tempo de ir para casa, tomar um banho, descansar um pouco e já voltávamos para cá”, completou o comerciante.
Apesar da reabertura, Lizandro Krug explica que ainda tem muito a ser feito na loja. Entre as melhorias, ele cita a organização da vitrine, a instalação de expositores nos corredores da loja e a organização do estoque. “As únicas coisas que sobraram da antiga loja foram uns cavaletes, que a prefeitura recolheu no dia do incêndio. O que queremos agora é que os clientes conheçam nosso novo espaço. Os que nos visitam estão ficando surpresos com a reabertura em pouco tempo”, concluiu Lizandro, ao lado da filha Gabriela e da esposa Pérola Amorim.
Fonte: Correio do Povo