
Uma das dez capitais com moradores contemplados na primeira fase da operação nacional do programa Gás do Povo, Porto Alegre terá 23.932 famílias atendidas a partir desta segunda-feira, 24. A iniciativa garante a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP 13 kg) para famílias em situação de vulnerabilidade social.
A operação marca o início da expansão do programa, que pretende alcançar mais de 15 milhões de famílias até março de 2026. Com isso, o Gás do Povo consolida-se como uma das maiores políticas públicas do país voltadas ao combate à fome, à pobreza energética e aos riscos associados ao uso de fontes inadequadas para cozinhar.
Trata-se de uma das principais ações do Governo do Brasil para fortalecer a segurança energética, promover o cozimento limpo e ampliar o acesso ao gás de cozinha como instrumento de dignidade e justiça social. A iniciativa reduz a dependência de lenha e de combustíveis poluentes que afetam principalmente mulheres e crianças, contribuindo para a promoção da saúde e para a proteção ambiental.
Na etapa iniciada nesta semana, 997,5 mil famílias vão receber gás de cozinha gratuitamente nos dez estados. Além da capital gaúcha, Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) terão famílias atendidas.

O programa:
O Gás do Povo é a nova política pública criada pelo Governo Federal para ampliar e fortalecer o acesso ao gás de cozinha no Brasil. A iniciativa substitui gradualmente o Auxílio Gás dos Brasileiros (Lei nº 14.237/2021), promovendo mais justiça social, saúde e dignidade às famílias de baixa renda.
O programa vai oferecer gratuidade na recarga do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 kg em revendas credenciadas, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas. A previsão é que até março de 2026 o programa alcance 15 milhões de famílias em todo o país, com transição gradual do modelo anterior.
Os beneficiários poderão consultar seu direito ao vale recarga Gás do Povo nos seguintes canais:
- Aplicativo “Meu Social” (do Governo Federal);
- Portal Cidadão CAIXA (Link);
- Atendimento CAIXA Cidadão – 0800 726 0207
Quem tem direito
Para ter direito, a família tem de estar inscrita no CadÚnico, cadastro de famílias de baixa renda do governo federal. Para se inscrever, basta ir pessoalmente em um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou outro posto de atendimento do município. O cadastro é gratuito.