Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Indústria lança nova schmier artesanal de Bergamota

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Schmier-Colonial-produto-destaque-da-Petry-Saborescredito-divulgacao-scaled.jpg

De Presidente Lucena (RS) para o Brasil, a Petry Sabores completa seis décadas de história mantendo vivo o legado de uma cultura afetiva que combina tradição e inovação. Em 2025, ao celebrar 60 anos, a companhia adota o posicionamento Petry Sabores, reforçando a diversidade de seu portfólio, que hoje soma mais de 300 itens, entre doces, geleias, conservas e soluções food service. Distribuídos sob as marcas Petry, Da Serra e Lippert, em mais de 5 mil pontos de venda no país. Para marcar este momento, já ganharam lançamentos em 2025, a geleia de bergamota (265g), fruta emblemática no Sul, a geleia de framboesa zero açúcar (265g) e o pepino pouch premium(100g). E atenta à cultura gaúcha, a Petry firmou parceria com o Sport Club Internacional e lançou dois produtos licenciados. O pepino em conserva premium (270g) e o molho agridoce de pimenta (265g), ambos com a marca do clube colorado.

FUTURO

Com os pés fincados na região e na terra que sedia a tradicional Shimierfest, a indústria projeta expansão contínua, modernização de suas unidades e fortalecimento da presença em novos mercados. Nos próximos anos, a Petry Sabores pretende consolidar sua liderança no setor de alimentos, investindo em novas linhas de produtos, sustentabilidade e soluções food service, reafirmando o compromisso de adoçar a vida dos consumidores e de levar a riqueza da cultura gaúcha para além do Rio Grande do Sul.

Novidades e últimos lançamentos Kit Natalino de Brigadeiro de Colher

O Natal já se faz sentir na Petry Sabores, e desta vez vem adoçado com uma novidade irresistível. O Kit Brigadeiro de Colher. Trata-se de uma edição limitada com três sabores que prometem despertar o espírito natalino em cada colherada. Chocotone, com o melhor do chocolate. Panetone, com aquele aroma especial que lembra a tradição das festas. Café, perfeito para quem ama um sabor intenso e aromático. Feitos com ingredientes selecionados e o toque artesanal, cada kit é composto por três potes de vidro de 265g, embalados em uma caixa vermelha lúdica e festiva, ideal para presentear familiares, amigos ou colaboradores neste fim de ano.

Schmier de Bergamota Fiel às suas origens e ao propósito de valorizar a verdadeira schmier artesanal do Rio Grande do Sul, a Petry Sabores lançou durante a Schmierfest de Presidente Lucena, seu mais novo produto. A schmier de bergamota (400g). O produto une o sabor cítrico típico da fruta ao carinho dos gaúchos por esse ingrediente tradicional, destacando também o trabalho dos produtores locais. O novo sabor passa a integrar o amplo portfólio da empresa.

Últimas Notícias