Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Wine Locals e Governo do Estado lança o Pipa Parade 2026 para 18 cidades

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: WhatsApp-Image-2025-11-11-at-16.23.24.jpeg

O Rio Grande do Sul voltará a se encher de cor, arte e vinho com o Pipa Parade 2026, iniciativa da Wine Locals em parceria com o Governo do Estado. Em sua nova edição, o projeto amplia sua dimensão estadual e se consolida como um dos principais movimentos culturais e turísticos para a promoção da vindima, levando a experiência do enoturismo para além da Serra Gaúcha.

Depois do sucesso da edição anterior, que encantou mais de 1,5 milhão de pessoas que circularam pelas obras espalhadas pela Serra Gaúcha em 2025, o Pipa Parade 2026 terá 18 cidades participantes, ampliando o alcance da arte e do enoturismo: Ametista do Sul, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Monte Belo do Sul, Pelotas, Pinto Bandeira, São João do Polêsine – Quarta Colônia, Santana do Livramento, São Francisco de Paula e Vacaria.

Com foco em celebrar a cultura do vinho e o espírito da colheita, o projeto transforma barricas em grandes telas de arte a céu aberto. Cada cidade participante receberá esculturas personalizadas por artistas locais e nacionais, criando um percurso cultural que valoriza a diversidade do território gaúcho e impacta diretamente a economia dos municípios por meio do turismo.

Em 2025, a Wine Locals registrou um aumento de 25% nas vendas de experiências de enoturismo durante o período do projeto. Para 2026 a expectativa é alavancar esse número e incrementar em 40% o número de visitantes. “O Pipa Parade cresceu, e com ele cresce também a valorização do vinho, da arte e da identidade do Rio Grande do Sul. Levar o projeto para novas regiões é uma forma de conectar o público com o que temos de mais genuíno, a cultura e o trabalho das pessoas que fazem do nosso estado um destino único. Essa expansão é um reflexo do engajamento que o projeto conquistou e do potencial que temos de transformar o enoturismo em uma experiência cultural completa”, destaca Matheus Vigel, COO da Wine Locals.

Se no ano passado o evento homenageou os 150 anos de imigração italiana no Rio Grande do Sul, a edição 2026, com o conceito de sinestesia, dará luz ao tema “A Uva Sentida”. Cada obra será composta por barricas que combinam arte visual, texturas e referências gustativas ou sonoras do período de Vindima. A curadoria é assinada por Anna Mattos, Camila Proto e Daniela Giovana Corso, com gestão e produção artística de Ana Fagundes, sob patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

“O Pipa Parade é mais do que uma exposição, é um movimento que conecta arte, vinho e turismo de forma inspiradora. Ele traduz o espírito criativo e empreendedor do povo gaúcho, levando a experiência da vindima para além da Serra e revelando o talento de artistas e produtores de diferentes regiões. Ao mesmo tempo em que impulsiona o turismo e movimenta a economia local, o projeto reforça a identidade cultural do Rio Grande do Sul e mostra ao Brasil e ao mundo que o nosso Estado é um destino de experiências únicas, onde tradição e inovação caminham juntas.”, celebra Ronaldo Santini, Secretário de Turismo do Estado do RS.

Em Pelotas, a ação terá um diferencial prévio: um live painting durante o Viva o RS Festival, a ser realizado no dia 13 de dezembro, no qual o público poderá acompanhar de perto a criação de uma das obras, que permanecerá exposta na cidade. Outros dois live panting devem ser realizados em São Paulo, um dos Estados que mais consome experiências do vinho no Rio Grande do Sul, e em Porto Alegre.

No mês de março, o tradicional Pipa Parade Festival marcará o encerramento da edição 2026, reunindo todas as obras da exposição. Saiba mais sobre o projeto em www.pipaparade.com.br.

Últimas Notícias