Artesãs do Sul ganham destaque em uma das maiores feiras de artesanato da América Latina

Produto brasileiro está no centro do Pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil

Crédito: Divulgação

Trabalhos desenvolvidos por mulheres artesãs de todas as partes do Brasil estão em exposição na Expoartesanías 2024, uma das maiores feiras de artesanato da América Latina, que ocorre até o dia 17 de dezembro, em Bogotá, Colômbia. A representação brasileira foi organizada pela ApexBrasil, no âmbito do programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI), em parceria com o Ministério das Mulheres, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Nesta edição, o Brasil é o país convidado de honra do evento.

O Pavilhão Brasil teve início no dia 4 de dezembro e conta com a exposição e a comercialização de mais de 240 peças produzidas por mais de 100 artesãs vindas de 77 iniciativas, como cooperativas, associações, empresas e grupos, envolvendo representantes de 23 estados. Do total de iniciativas, quatro são da região Sul. A seleção, realizada pela ApexBrasil em parceria com a arquiteta Roberta Borsoi – profissional com experiência em projetos que integram elementos culturais regionais do país –, reúne categorias como moda, cestaria, decoração, cerâmica e instrumentos musicais, entre outras.

“A Expoartesanías é uma oportunidade única de mostrarmos ao mundo o que o Brasil tem de melhor. Com artesanatos feitos exclusivamente por mulheres, pretendemos mostrar parte da riqueza que temos no nosso país”, destaca Ana Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil e idealizadora do programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da Agência, que visa apoiar o empreendedorismo feminino brasileiro no mercado global e contribuir com a autonomia e empoderamento social e econômico das mulheres.

INICIATIVA

Entre as iniciativas de mulheres participantes, quatro são da região Sul, dos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Composto por cinco artesãs, o Grupo Araucária Arte em Lã, de São Francisco de Paula (RS), é uma delas e vem resgatando há 15 anos a arte do “feito à mão”, transformando a lã de ovelha em peças únicas de artesanato. O grupo está participando de sua primeira feira internacional, na Expoartesanías, com peças de decoração. “São duas peças de uma nova coleção nossa, chamada Fractais. Uma oportunidade inédita para a gente”, conta Ivonete Oliveira, uma das integrantes do grupo.

Sem experiência anterior em exportação, as artesãs estão animadas com o alcance de um público mais amplo. “Nossa expectativa é realmente a visibilidade e a aceitação de um público maior, bem diferenciado do que estamos acostumadas aqui no Brasil. Participar de uma feira tão grande é um marco para o nosso trabalho”, destaca Ivonete. O modelo de trabalho do grupo é baseado na colaboração e no compartilhamento de responsabilidades. “Somos um grupo pequeno, mas muito unido. Todas nós contribuímos de forma igual”, explica a artesã

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com