Foi assinado e publicado o contrato entre a Ster Engenharia, empresa que fará a dragagem emergencial do canal de Itapuã, na Lagoa dos Patos, e a Portos RS, estatal responsável pela gestão portuária no Rio Grande do Sul. O documento, publicado na sexta-feira no site da companhia pública, prevê a conclusão dos trabalhos em 101 dias, com valor total de pouco mais de R$ 8,6 milhões. Também está previsto o monitoramento ambiental do processo.
Apesar do prazo de realização, o contrato em si é vigente por 180 dias, e não pode ser prorrogado. Com a ordem de serviço já assinada, portanto, o documento é válido até maio de 2025, mas a dragagem deve estar pronta antes, em 1º de março. Já a draga, que está no cais portuário de Porto Alegre há alguns dias, deve ser rebocada até o canal de Itapuã pela Transporte Fluvial Turistinha, da Ilha da Pintada, em Porto Alegre.
Na quinta-feira, a empresa encaminhou Relatório de Viabilidade Operacional à Portos RS, informando a indisponibilidade em já levar o equipamento para o canal, em razão das condições meteorológicas desfavoráveis. Há previsão de uma “janela favorável para a navegação” na madrugada de domingo para segunda-feira, quando o vento leste, que sopra já há alguns dias na área, perca intensidade, “o que tornará o ambiente mais seguro e apropriado para a operação”.
Até então, há risco de o equipamento colidir com as boias ou, até mesmo, com outras embarcações, resultando na perda de controle do comboio, conforme observou a Turistinha. A intenção é proceder com a dragagem de maneira emergencial para liberar o acesso dos navios Mount Taranaki e EVA Shanghai, fundeados há mais de 20 dias em Itapuã, a Porto Alegre, assim como outras embarcações com calado superior a cinco metros.