Empresa contratada terá R$ 8,6 milhões e prazo até março de 2025 para dragar canal de Itapuã

Documento publicado pela Portos RS estabelece que Ster Engenharia terá 101 dias para concluir os trabalhos

Navio Mount Taranaki desencalhou neste domingo do Canal de Itapuã | Foto: William Jadoski / Divulgação / CP

Foi assinado e publicado o contrato entre a Ster Engenharia, empresa que fará a dragagem emergencial do canal de Itapuã, na Lagoa dos Patos, e a Portos RS, estatal responsável pela gestão portuária no Rio Grande do Sul. O documento, publicado na sexta-feira no site da companhia pública, prevê a conclusão dos trabalhos em 101 dias, com valor total de pouco mais de R$ 8,6 milhões. Também está previsto o monitoramento ambiental do processo.

Apesar do prazo de realização, o contrato em si é vigente por 180 dias, e não pode ser prorrogado. Com a ordem de serviço já assinada, portanto, o documento é válido até maio de 2025, mas a dragagem deve estar pronta antes, em 1º de março. Já a draga, que está no cais portuário de Porto Alegre há alguns dias, deve ser rebocada até o canal de Itapuã pela Transporte Fluvial Turistinha, da Ilha da Pintada, em Porto Alegre.

Na quinta-feira, a empresa encaminhou Relatório de Viabilidade Operacional à Portos RS, informando a indisponibilidade em já levar o equipamento para o canal, em razão das condições meteorológicas desfavoráveis. Há previsão de uma “janela favorável para a navegação” na madrugada de domingo para segunda-feira, quando o vento leste, que sopra já há alguns dias na área, perca intensidade, “o que tornará o ambiente mais seguro e apropriado para a operação”.

Até então, há risco de o equipamento colidir com as boias ou, até mesmo, com outras embarcações, resultando na perda de controle do comboio, conforme observou a Turistinha. A intenção é proceder com a dragagem de maneira emergencial para liberar o acesso dos navios Mount Taranaki e EVA Shanghai, fundeados há mais de 20 dias em Itapuã, a Porto Alegre, assim como outras embarcações com calado superior a cinco metros.