Vítimas do trânsito são homenageadas em ato na zona Sul de Porto Alegre

Ação alusiva ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito ocorreu na Praça da Juventude Thiago Gonzaga

Iniciativa ocorreu através do programa Vida Urgente, da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga | Foto: Mauro Schaefer

A emoção tomou conta dos familiares e amigos de vítimas do trânsito em Porto Alegre. Na manhã deste sábado, eles estiveram em um ato, na Praça da Juventude Thiago Gonzaga, no bairro Medianeira, na zona Sul, para homenagear entes que perderam a vida e sensibilizar a população sobre as mais de 33 mil mortes registradas anualmente no Brasil com ocorrências do tipo.

A iniciativa ocorreu através do programa Vida Urgente, da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. A data, 17 de novembro, foi instituída pela ONU em 2005.

Nesta manhã, os participantes levavam balões de cor branca, em que estavam escritos os nomes de quase 40 vítimas. Os itens também continham mensagens escritas, e foram soltos rumo ao céu no final da mobilização.

“Os pais soltaram balões tendo em mente que os recados ali escritos chegariam ao coração de seus filhos. É um dia feliz, pois sabemos que nossos filhos estão juntos, mas saudade é para sempre”, afirmou Diza Gonzaga, presidente da fundação e mãe de Thiago Gonzaga, vitimado em 1995, os balões simbolizaram.

Após a perda do filho, Diza e o marido Régis fundaram a instituição com o objetivo de promover a preservação da vida. Ao longo de quase três décadas, o projeto já mobilizou mais de 20 mil voluntários em todo Brasil e em outros países.

“Sabemos que a dor não passa, porque não tratamos de mortes naturais, mas sim de uma inversão da ordem da vida. Nos reunimos para dar as mãos e, juntos, conviver com isso. São ações assim que nos confortam e fortalecem”, concluiu a presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga.