Nazur Garcia assume presidência da Trensurb

Ele substitui Fernando Marroni, que se desligou do cargo para disputar a eleição à Prefeitura de Pelotas

Foto: Ayslan Sylon/Trensurb/Divulgação

Nazur Garcia assumiu, nesta sexta-feira, a presidência da Trensurb. Garcia já atuava como funcionário com 40 anos de carreira na Trensurb. Ele substitui Fernando Marroni, que no início de junho se desligou do cargo para concorrer à Prefeitura de Pelotas. De forma interina, Ernani Fagundes, atual diretor de Operações, vinha exercendo à presidência da estatal.

A nomeação ocorreu durante reunião do Conselho de Administração da empresa. No ato, Nazur Garcia agradeceu a confiança do presidente Lula por nomear um funcionário de carreira para administrar a principal empresa de transporte público da Região Metropolitana de Porto Alegre. “Irei trabalhar com muita determinação para que os trens cheguem ao Centro de Porto Alegre ainda neste ano. Alcançar esta meta significa devolver às cidadãs e cidadãos da região um transporte de qualidade a um preço mais acessível, um transporte sustentável que respeita e valoriza a dignidade das pessoas”, afirma. Ele completa dizendo que “a Trensurb é uma empresa que conquistou o reconhecimento de seus usuários pela excelência do serviço que seus funcionários vêm prestando ao longo de 40 anos de operação e que, para manter este padrão, é fundamental que a empresa permaneça pública, estatal e federal”.

O novo diretor-presidente da Trensurb é formado em Jornalismo pela UFRGS e possui pós-graduação em Gestão de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Na empresa, já passou pelos cargos de gerente de Marketing, gerente de Comunicação Social, além de superintendente de Desenvolvimento e Expansão e superintendente de Desenvolvimento Comercial. Recentemente, atuou na Secretaria de Apoio à Reconstrução do RS, junto à diretoria de Planejamento e Articulação.

A Trensurb e a enchente de maio

A Trensurb paralisou suas atividades em 3 de maio devido à enchente que inundou a Região Metropolitana, atingindo severamente as instalações da empresa nos municípios de Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo.

Em 30 de maio, a Trensurb restabeleceu, parcialmente, os serviços entre as estações Mathias Velho, em Canoas, e Novo Hamburgo. No último dia 20, na data comemorativa à Revolução Farroupilha, os trens voltaram a circular em Porto Alegre, chegando até a Estação Farrapos. Desde a retomada dos serviços, a empresa já transportou mais de 4,6 milhões de passageiros.

A Trensurb trabalha, agora, para restabelecer a operação do último segmento da via férrea ainda desativado desde maio, exatamente o mais castigado pelas enchentes: o trecho que abrange as estações São Pedro, Rodoviária e Mercado , que permaneceram submersas por mais de 20 dias durante a enchente. Além disso, duas das cinco subestações de energia que alimentam a tração dos trens foram completamente alagadas e terão que ser reconstruídas. A meta dos técnicos e gestores da empresa é reabrir as portas das três estações até o dia 24 de dezembro, véspera de Natal.

Antes da calamidade, os trens transportavam 120 mil usuários diariamente. Atualmente, entre as estações Farrapos, em Porto Alegre, e Novo Hamburgo, vêm transportando, em média, 70 mil usuários por dia.