Liberado trânsito no trevo das obras de melhorias da BR 116 entre Estância Velha e Novo Hamburgo

As intervenções foram planejadas para oferecer mais segurança àqueles que trafegam pelo local, tendo em vista a quantidade de acidentes com mortes registrados ao longo de 2023

Com a novidade, as ruas São Paulo e Rio de Janeiro têm fluxos alterados | Foto: Luiz Felipe Backendorf / Prefeitura de Estância Velha / CP

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou durante o final de semana os novos acessos da BR 116 entre os bairros Rincão Gaúcho, na cidade de Estância Velha e Roselândia, em Novo Hamburgo. As melhorias no chamado “trecho da morte”, contemplam um novo trevo de retorno junto ao km 234, numa extensão de 500 metros. As intervenções, que iniciaram em fevereiro deste ano, foram planejadas com a finalidade de oferecer mais segurança àqueles que trafegam pelo local, tendo em vista a quantidade de acidentes com mortes registrados ao longo de 2023.

Com a novidade, duas ruas de Estância Velha têm seus fluxos alterados: São Paulo e Rio de Janeiro. As duas vias passam a ser mão única em pelo menos uma quadra. Além disso, os motoristas também precisam ficar atentos para os novos equipamentos de redutores de velocidade instalados no local.

Condutores que vem de Novo Hamburgo em direção a Estância Velha, para ingressar no bairro Rincão, deverão ingressar à esquerda no tapper de desaceleração, parar e depois atravessar a BR-116, entrando diretamente na rua Rio de Janeiro, que passará a ter um sentido apenas, ou, converter a direita numa mão inglesa e se dirigir para a Rua Bahia, que também terá sentido único a partir de agora. A Rua São Paulo também passará a ter sentido único, do bairro até ingressar na rua lateral da Rodovia Federal.

No outro lado do trevo, que vem de Estância Velha para Novo Hamburgo, o usuário deverá ingressar no tapper de desaceleração, parar e atravessar a BR 116, ingressando então na rua Europeana, que é paralela à BR-116 e então entrar no Bairro Roselândia. Todo o trevo está devidamente sinalizado horizontal e verticalmente. A obra teve um investimento de R$ 796,1 mil. Segundo a autarquia passam pelo local, em média, 50 mil veículos por dia.