A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta preventivo diante da possibilidade de chuvas fortes, rajadas de ventos e queda de granizo entre segunda-feira, 5, e a terça-feira, 6. O fenômeno pode causar alagamentos pontuais e elevação dos níveis em córregos, arroios e pequenos rios, mas sem perspectivas de grandes inundações.
Na segunda-feira, há risco de chuva pontualmente forte, com acumulados entre 25 e 40 milímetros por dia. Já na terça-feira, a tendência é que as instabilidades sigam atuando, favorecendo os volumes entre 40 e 60 milímetros por dia na Região Metropolitana.
As informações são da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema/RS). A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), composta por diversos órgãos municipais e estaduais, afirmou que acompanha as atualizações da previsão do tempo e mantém equipes prontas para prestar assistência à população.
Orientações da Defesa Civil
A Defesa Civil municipal orienta que a população observe alterações nas encostas, no caso de necessidade busque auxílio e abrigo temporário junto a parentes e amigos ou em estrutura disponibilizada pela prefeitura. É importante abrigar-se em segurança, não transitar em locais sujeitos a alagamentos, inundações e deslizamentos durante o período do alerta, não enfrentar o mau tempo e manter-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias.
Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).