Foi deflagrada, na manhã desta terça-feira, uma ação da Polícia Federal contra armazenamento e difusão de material de abuso sexual de crianças em 12 estados do Brasil. Chamada ‘Operação Leafdown’, a ofensiva somou aproximadamente 200 agentes, que cumpriram 40 mandados de busca e apreensão no Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. Houve ainda a prisão em flagrante de 20 pessoas.
No RS, as diligências contaram com 30 policiais federais. Foram cumpridos seis mandados de busca, sendo cinco em Porto Alegre e um em Alvorada, na região Metropolitana. Dois homens foram presos em flagrante e uma criança, que seria vítima de abusos, foi resgatada.
Os dois suspeitos detidos em solo gaúcho estavam em casa no momento da ação. Um deles tem 43 anos e trabalha como profissional de TI. Ele foi preso na Capital.
O outro homem que teve prisão decretada é um aposentado, de 67 anos, que mora em Alvorada. Ali, um menino de seis anos foi resgatado. Ele seria neto de criação do suspeito.
De acordo com a PF, há indícios que o idoso abusava sexualmente do pequeno. A criança foi encaminhada para um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em Porto Alegre, onde passou por exames médicos.
O nome da Operação – ‘Leafdown’ – faz referência ao trabalho investigativo de derrubada de usuários que atuam no ambiente cibernético para a aquisição de material de abuso sexual infanto-juvenil e disponibilização desses arquivos para mais criminosos, inclusive de outros países.
Além da ação, a Polícia Federal também fez um alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.