Dmae trabalha para recuperar talude de arroio que desmoronou na zona Norte de Porto Alegre

Trecho de aproximadamente seis metros da estrutura que sustenta o Arroio das Pedras, no bairro Ecoville, cedeu em 23 de maio, em função da chuva

Trabalhos prosseguem no local | Foto: Mauro Schaefer/CP

Após 22 dias desde que parte da avenida Sarandi e do talude de contenção do Arroio das Pedras, no Ecoville, zona Norte de Porto Alegre, cedeu, moradores da região e motoristas convivem com alterações no trânsito. O cruzamento com a avenida General Raphael Zippin permanece bloqueado para obras que devem se estender ainda pelas próximas semanas.

Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), hoje será colocada a camada drenante, feita com rachão e brita, atrás do muro de contenção em pedra ferro (granito), cujo qual também foi feito um reforço estutural com pilares e viga de amarração em concreto armado. A expectativa do órgão é de que os trabalhos finalizem até o início do mês de julho.

A execução exige maquinário pesado. Uma retroescavadeira movimenta terra e outros materiais para a recomposição do trecho, com aproximadamente seis metros. Técnicos que trabalham no local relataram que o serviço possui particularidades que oferecem dificuldades extras: o excesso de chuvas em maio, que deixou o solo instável, e tubulações de gás que abastecem condomínios residenciais da região, apesar de nenhuma ter sido rompida no desmoronamento.

Na avenida Sarandi, moradores dos condomínios que ficam na pista bloqueada agora circulam na contramão para sair de casa. “A rua é estreita, tem que tomar cuidado com o momento no sentido contrário”, diz a corretora Janaína Salomão, 42 anos. Como não há como obedecer ao sentido obrigatório, na direção da General Raphael Zippin, o único caminho é ir até a Alameda 3 de Outubro.

A avenida General Raphael Zippin, que chegou a ser bloqueada por uma semana logo após o talude ceder, recebe trânsito normalmente. A via é importante ligação entre a as avenidas Sertório e Ecoville, a principal do bairro de mesmo nome.