O Ministério Público (MP) expediu uma recomendação ao prefeito de Alvorada, José Arno Appolo Arno do Amaral, para que o Município apresente um plano de gerenciamento dos donativos para atingidos pelas enchentes na cidade, enviando relatório periódico à instituição.
Conforme a promotora de Justiça Tássia Bergmeyer da Silveira, a motivação para a recomendação foi a apreensão, durante operação da Polícia Civil, de elevada quantidade de donativos em pontos não indicados pelo Município como destinados para o recebimento desses materiais, não sendo esclarecida a sua origem e a sua destinação. A recomendação foi entregue ao prefeito durante reunião realizada na sede das Promotorias de Justiça de Alvorada e na ocasião, foram tratadas questões a fim de gerenciar o destino e a entrega dos itens apreendidos.
Procurada, a Administração Alvorada esclarece que não houve a apreensão de donativos em qualquer prédio público que armazenam os mesmos (Ginásio Tancredo Neves, Ginásio Djalma Neves e prédio da rua Roberto de Souza Feijó). A Prefeitura informou ainda que as apreensões ocorreram em locais particulares, cuja investigação vai apurar a origem e responsabilidades.
Os donativos apreendidos em locais particulares serão entregues à Administração municipal, que ficará com sua guarda para posterior distribuição, em benefício das famílias atingidas, mediante autorização judicial. A respeito de notícias falsas que circulam nas redes sociais, o Executivo garante que tomará as medidas legais cabíveis para identificação e responsabilização dos autores, e reforçou o compromisso e respeito aos bens públicos, colaborando com a justiça para apuração de todos os fatos.