O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou nesta terça-feira que a interrupção da energia na regiões Sul e Sudeste se deu por uma ação controlada, com o intuito de evitar a propagação do problema para outros locais do país.
O apagão, sentido em outras regiões no começo da manhã, ocorreu por conta de uma separação elétrica da regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste. Conforme a ONS, houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia.
A ONS relatou que a recomposição está concluída nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Todas as capitais do Nordeste também já tiveram o suprimento de energia normalizado.
O apagão que atingiu o Rio Grande do Sul e outros estados do Brasil nesta terça-feira deixou ao menos 942 mil clientes sem energia elétrica em território gaúcho. Conforme informações da CEEE Grupo Equatorial, foram 495 mil afetados em 46 municípios. Já a RGE Sul registrou 447 mil usuários sem luz. Ambas as concessionárias ressaltaram, contudo, que 100% dos pontos de luz já tiveram o serviço restabelecido.