Falha em aplicativo impede início de entrevistas para pesquisa de mobilidade em Porto Alegre

Pesquisadores devem iniciar conversas com moradores nesta quarta

Foto: Alex Rocha/PMPA

Em razão de uma falha temporária no aplicativo de registro de respostas, só devem começar nesta quarta, um dia após o previsto, as entrevistas da Pesquisa de Origem e Destino e Domiciliar (Edom) em Porto Alegre. Com isso, os pesquisadores da empresa Certare Engenharia e Consultoria, contratada para a função, estiveram nesta terça no bairro Floresta, na zona Norte, conversando com moradores e entregando panfletos com orientações a respeito do formulário.

A pesquisa vai ser aplicada por encomenda da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) A Certare admite preocupação com a possibilidade de rejeição dos moradores. “No nosso projeto-piloto, vimos que algumas pessoas não queriam responder. Identificamos alguns problemas, reforçamos a importância das respostas e fizemos também a identificação correta dos entrevistadores, com colete, crachá e QR Code”, afirmou o supervisor da Certare, Thiago Soares.

“Vamos até dezembro, e caso não consigamos fazer nas 10 mil residências, retornaremos em março”, afirmou o titular da SMMU, Adão de Castro Júnior. Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato com a EPTC, pelo número 118.

Por meio da Edom, a Prefeitura quer entender como as pessoas vêm se deslocando dentro da cidade, com quais modais de transporte e fazendo que tipo de pagamento, entre outras informações. Os dados, de acordo com a SMMU, vão subsidiar planejamentos de trânsito e investimentos, além de atualizar a situação do trânsito de maneira geral, já que a Edom mais recente da capital reuniu esses dados em 2003.

A pesquisa começa pelos bairros Floresta e São Geraldo, e depois se estende ao São João, Navegantes, Passo D’Areia, Auxiliadora e demais pontos da zona Norte. Os próximos destinos serão definidos em uma fase posterior.

Além da visita a 10 mil residências, sorteadas conforme a região, as entrevistas também serão aplicadas na entradas da cidade e em pontos-chave de trânsito da capital, sempre de terça-feira a sábado, das 8h às 19h. Pessoas que não forem encontradas em casa podem agendar a entrevista pelo telefone (11) 3097-8112, do consórcio Certare.