Quatro pessoas foram presas, desde a manhã deste domingo, em Passo Fundo, no Norte gaúcho, em uma operação que investiga uma quadrilha que pode ter faturado R$ 2 milhões aplicando o golpe do conto do bilhete premiado.
Na operação Tessera Fabula, a Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) busca cumprir cinco mandados de busca e apreensão e seis de prisão preventiva.
Na casa de um dos criminosos, foram encontrados documentos falsos, quantias em reais e dólares, além de joias e relógios possivelmente entregues como garantia, pelas vítimas, para a retirada de prêmios que não existiam.
Deu origem à investigação um golpe aplicado em 21 de março, em Porto Alegre, quando uma idosa perdeu joias, cerca de R$ 200 mil e 3,5 mil dólares depois de ser abordada no bairro Moinhos de Vento. A Polícia descobriu, desde então, que a quadrilha age fazendo vítimas nos três estados do Sul e em São Paulo.
O delegado Thiago Albeche, que comandou a ação, destacou a necessidade de prender os criminosos com a maior rapidez possível, já que o grupo viaja bastante e aplica golpes em ritmo acelerado. “Eles precisavam ser neutralizados urgentemente”, disse Albeche.
Recentemente, a Operação Aviditá, da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos do Deic já havia desmantelado outra quadrilha, também originária de Passo Fundo e atuante na mesma modalidade criminosa.