O primeiro mundial de clubes com 32 times será realizado nos Estados Unidos, em 2025. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, após o conselho da Fifa decidir pelo país de forma unânime. De acordo com o comunicado da entidade, a escolha do país-sede levou em consideração a infraestrutura e o fato da nação estar a acostumada a sediar grandes eventos esportivos.
De acordo com a Fifa, as datas dos jogos e os estádios ainda serão decididos. “O Mundial de Clubes de 2025 será o ápice o futebol profissional masculino. Com a infraestrutura adequada, a competição terá um interesse massivo e os Estados Unidos são o local ideal para este torneio global”, afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
Em março deste ano, após uma reunião em Ruanda, a Fifa já havia definido algumas novidades sobre o Mundial de Clubes. De acordo com a distribuição de vagas, a Ásia ficará com 4 postos; a África também terá 4, assim como a América do Norte e Central. Já Conmebol terá seis, a Oceania ficará com uma e a Europa terá 12 vagas. O país-sede também garantirá um representante.