Segundo infrator do projeto ‘Monitoramento do Agressor’ é preso em Porto Alegre

Outro agressor já havia sido capturador em Canoas

Foto: Júlio Souza/Ascom SSP

Foi preso em flagrante, neste sábado, um segundo homem utilizando uma tornozeleira eletrônica do projeto ‘Monitoramento do Agressor’, da Secretaria de Segurança Pública do Estado, em Porto Alegre. Sete homens já foram incluídos no programa, na capital e em Canoas, onde foi registrada a prisão do primeiro agressor na noite dessa sexta-feira.

A mais recente prisão ocorreu nessa madrugada, no bairro Rubem Berta, na zona Norte. O homem, de 33 anos, tem diversas ocorrências de violência doméstica, sendo que a vítima possui medida protetiva de urgência contra ele desde o final de 2022.

Em março deste ano, o agressor descumpriu as medidas protetivas por duas oportunidades, razão pela qual foi preso preventivamente pela Polícia Civil. Ele foi solto ontem após receber a tornozeleira eletrônica e passou a ser monitorado em tempo integral.

Na mesma data, próximo às 19h, o homem ingressou na zona restrita indo até as proximidades da residência da vítima e foi acionado pela equipe de monitoramento, que o orientou a se afastar. Segundo os policiais, ele inicialmente obedeceu a ordem.

Por volta da meia-noite, no entanto, o agressor rompeu novamente a zona de exclusão se aproximando da residência da vítima, momento em que uma guarnição da Brigada Militar realizou a prisão.

“As recentes prisões têm demonstrado a eficiência do programa de monitoramento na medida em que as duas vítimas tiveram sua segurança garantida. Além de maior segurança às vítimas, espera-se que mais mulheres consigam romper o silêncio e buscar ajuda”,  declarou a diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher e titular da 1ª Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), delegada Cristiane Ramos.