Frente fria encerra veranico trazendo sequência de dias chuvosos ao RS

Até o fim desta sexta, instabilidade atinge setores do Noroeste e da região Central 

Foto: Ricardo Giusti/CP

Uma frente fria oriunda da Argentina acaba com o veranico de maio, trazendo uma sequência de dias chuvosos para o Rio Grande do Sul, de acordo com informações da meteorologista da MetSul, Estael Sias. O sistema frontal chega pelo Oeste e o Sul gaúcho na tarde e noite desta sexta-feira. Até o fim do dia, a instabilidade atinge setores do Noroeste e da região Central.

O sábado vai ter chuva em todas as regiões, mas a instabilidade deve diminuir e parar mais ao Sul e ao Oeste no decorrer do dia. Os maiores acumulados devem se dar no Centro e na metade Norte. No domingo, a chuva ainda atinge o Rio Grande do Sul, particularmente a metade Norte.

Intensidade dos volumes de chuva
A frente fria não vai ser intensa e, por isso, os volumes de chuva não devem ser altos na grande maioria das cidades do Rio Grande do Sul entre hoje e o fim de semana, com volumes inferiores a 20 mm de forma geral. Na metade Norte, porém, certos municípios podem anotar acumulados acima de 50 mm e isoladamente até mais de 75 mm.

Em Porto Alegre e região Metropolitana, o sol aparece com nuvens nesta sexta, mas a nebulosidade aumenta na segunda metade do dia. No fim da noite ou, mais provavelmente nas primeiras horas do sábado, a frente fria provoca a volta da chuva. O tempo segue instável com queda de temperatura, mas podem ocorrer momentos de melhoria. O domingo ainda vai ser nublado, com chance de chuva ou garoa, e clima ameno.