Após conquistar a vitória no Gre-Nal, o Grêmio pode manter o esquema com três zagueiros para a partida contra o Athletico-PR, amanhã. A possível escolha de Renato passa pelo desempenho da equipe no final de semana passado, considerada de destaque na temporada. “Foi a melhor atuação do Grêmio (em 2023). A gente precisa sempre melhorar. Não é porque ganhamos bem, com folga, que não precisamos melhorar. Essa pegada, essa entrega, tem que ter em todos os jogos”, analisou o treinador após o clássico.
A formação com três defensores não é nenhuma novidade neste ano. Porém, nas outras duas oportunidades que utilizou esse esquema, a resposta tricolor não foi boa. Diante do ABC, pela Copa do Brasil, o Tricolor venceu por 2 a 0, mas não convenceu. Já contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, no 4 a 1 o esquema afundou com a atuação. Em meio ao momento de instabilidade, quando ficou quatro jogos sem vencer, Renato Portaluppi reclamou publicamente da falta de jogadores com velocidade no plantel. Por esse motivo, para dar mais agilidade ao time pelos lados, o técnico optou pelo esquema com três zagueiros.
Nesse modelo, os laterais passam a atuar mais à frente e os meias encostam com mais frequência no centroavante. Quem desfrutou da troca de esquema foi Suárez. Diferente das duas partidas anteriores com três zagueiros, o uruguaio esteve em campo e foi fundamental para a vitória do Grêmio por 3 a 1, na Arena. Ele contribuiu com um golaço e uma assistência para Bitello marcar. “Se a gente parar para pensar, este foi o primeiro jogo que conseguimos fazer três zagueiros e o Luis (Suárez) em campo. Nas outras duas vezes (contra ABC e Palmeiras), ele não estava. Então, dá essa profundidade tê-lo como referência. A gente consegue ter muito mais a bola lá na frente e, com três zagueiros, dá mais liberdade porque os laterais ficam menos encarregados de marcar o último homem da linha ofensiva do adversário, podendo sair sem se preocupar”, destacou Bruno Uvini, em entrevista coletiva.
Para o confronto na Arena da Baixada, Renato não poderá contar com Kannemann. O camisa 4 vai cumprir suspensão pela expulsão no clássico. Mantendo a formação com três defensores, Gustavo Martins aparece como o favorito para ser titular. Nathan é a outra opção para o setor.