Rosa Weber é homenageada em inauguração da nova sede do TRE-RS em Porto Alegre

Presidente do STF recebeu a 'Medalha Moysés Vianna', destinada aos que se destacaram no aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral

Desembargador Francisco José Moesch e ministra Rosa Weber. (Foto: Marcel Horowitz)

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) inaugurou a nova sede, nesta sexta-feira, em Porto Alegre, com a entrega da ‘Medalha Moysés Vianna do Mérito Eleitoral’ à ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Localizada na rua Sete de Setembro, no Centro da capital, a estrutura passa a concentrar atividades administrativas da instituição e o antigo prédio, na Duque de Caxias, as de cunho educativo e cultural.

Entregue à ministra pelo desembargador Francisco José Moesch, presidente do TRE-RS, a outorga distingue cidadãos que se destacam em matéria de direito eleitoral ou no aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral. A medalha é uma alusão ao magistrado Moysés Vianna, assassinado durante as eleições de 1936 ao tentar impedir uma fraude eleitoral.

“A ministra tem-se mostrado incansável na defesa dos princípios da democracia e do Estado de direito. Como no tempo de Moyses Viana, hoje os servidores são desafiados a proteger as urnas”, declarou o desembargador, comparando o que chamou de ‘milícias digitais’ ao coronelismo dos anos 1930.

A presidente do STF, ao se pronunciar, também relembrou a história do juiz eleitoral assassinado e teceu elogios ao sistema eleitoral brasileiro. “Desejo que aqui, nesse templo da democracia, continuem-se a realizar eleições com serenidade pelo sistema eleitoral, seguro, confiável e auditável, das nossas urnas eletrônicas. Temos que seguir o exemplo [de Moyses Viana]. Pouco importa quantos atacam a democracia”, concluiu.

Ministra recebe ‘Medalha Moysés Vianna’. (Foto: Marcel Horowitz)