Parque Harmonia não vai mudar de nome, assegura concessionária

Redes sociais do futuro Parque da Orla dão margem à confusão, mas a empresa GAM3 garante que o espaço tradicional vai manter denominação

Foto: Guilherme Almeida/CP

Concessionária do Parque Harmonia e do trecho 1 da Orla do Guaíba, a empresa GAM3 Parks criou, nas redes sociais, o perfil Parque da Orla, dedicado aos dois espaços, no bairro Praia de Belas. Esse também é o nome do projeto que pretende se tornar um complexo turístico na região. Alguns internautas se assustaram com a possibilidade de mudança e comentaram. A assessoria da empresa, no entanto, assegura que o Parque Harmonia não vai mudar de nome.

As obras começaram e devem ser concluídas até 2027, com um investimento de R$ 281,1 milhões. O Parque da Orla prevê uma roda-gigante de 66 metros de altura, montanha-russa, mirante, pórtico, Parque Terra dos Dinossauros, arena de rodeios, dezenas de operações comerciais e a remodelação da Casa do Gaúcho.

A concessionária sustenta que o novo complexo vai ser “um canal de comunicação que integra o Parque Harmonia e Trecho 1 da Orla”.

Outro ponto que vem tomando conta nos debates acerca do Parque da Orla, é a aparente colocação de asfalto no Harmonia, o que desagradou ambientalistas e parte dos moradores a região. A empresa esclarece que se trata de uma área britada permeável, um tipo de piso drenante.

“O que está sendo feito atualmente é uma terraplanagem para bacia de amortecimento pluvial e aterro pro acesso de pedestres, incluindo pessoas com deficiência”, responde a GAM3, ressaltando que a população com baixa locomoção que tinha dificuldades de andar no parque, vai poder, com esse piso, ter acesso ao lugar.

A equipe ambiental da GAM3 Parks informou, ainda, que um levantamento de cobertura do Parque Harmonia identificou 1.361 vegetais na área quando assumiu a concessão. No projeto de revitalização do parque, está previsto o aumento de cerca de 107% em árvores nativas de Porto Alegre, chegando a 2.820.