Prefeitos de Guaíba e Barra do Ribeiro emitem decretos de emergência após temporal desse domingo

Granizo que atingiu a região chegou a medir mais de 10cm

Foto: Prefeitura de Guaíba/Divulgação

Duas prefeituras da região Centro-Sul decidiram emitir decretos de situação de emergência em razão dos temporais desse domingo.

Guaíba teve quase 200 casas destruídas no fim da tarde. A Prefeitura relata que as pedras de granizo mediam cerca de 10 centímetros, e danificaram carros, casas e plantações. O prefeito, Marcelo Maranata, decretou emergência e anunciou a compra de 3 mil telhas para ajudar os moradores. Os estragos se concentraram no interior, nos bairros Matias, Alto Matias, Passo da Taquara e Serrinha.

A Prefeitura aceita doações de colchões, roupas, calçados e alimentos, que podem ser entregues no supermercado Ruduit (Estrada 1 do bairro Matias, nº 2895).

Em Barra do Ribeiro, a localidade da Serrinha teve chuva de granizo, com pedras que mediam mais de 10cm. Pelo menos 100 casas tiveram a cobertura destruída. A extensão dos danos ainda era averiguada na tarde desta segunda. A Prefeitura também decretou situação de emergência e segue cadastrando as famílias que mais dependem de ajuda. Por enquanto, lonas vêm sendo distribuídas para minimizar o prejuízo.

De acordo com a Defesa Civil, além desses dois municípios, Mariana Pimentel, São Jerônimo e Barão do Triunfo também tiveram chuva de granizo e destelhamento em residências, nesse domingo.

As chuvas que atingiram o interior também provocaram estragos na capital, principalmente na zona sul, nos bairros Ponta Grossa, Restinga e Serraria. A Defesa Civil atendeu a solicitações de danos materiais em 50 residências na região. Também entregou lonas, colchões e cobertores e, junto a outros órgãos, auxiliou com a desobstrução de vias, como a estrada Retiro da Ponta Grossa. Não foram registrados óbitos, feridos, desabrigados ou desalojados em Porto Alegre.

A CEEE Equatorial informou que restabeleceu a energia para a maioria dos clientes interrompidos e ainda atende ocorrências pontuais em bairros da zona Sul da capital. Já a RGE relata que não há impacto da chuva na rede elétrica, apenas com atendimentos de rotina.