Polícia lança ação contra grupo que usava em golpes fotos de ministros de Bolsonaro e Lula

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades pernambucanas de Jaboatão dos Guararapes e Paulista

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Uma ação conjunta entre as polícias Civis do Distrito Federal e de Pernambuco cumpriu três mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira contra um grupo de estelionatários que aplicava fraudes eletrônicas utilizando fotos de políticos do alto escalão do governo federal para extorquir dinheiro. A associação criminosa atuava em Pernambuco, onde os mandados foram cumpridos nessa manhã.

Segundo a Polícia Civil, os criminosos criavam falsos perfis no Whatsapp com fotos de diversos políticos do alto escalão da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro e do atual governo. Outros ministros de Estado e presidentes de partidos eram alguns dos alvos do bando.

A fraude consistia em transferir valores das contas das vítimas para serem pulverizados para outras contas, no intuito de ocultar a origem ilícita do dinheiro. As buscas foram feitas nas cidades de Jaboatão dos Guararapes e Paulista, ambas localizadas na região pernambucana.

Logística

A atuação ocorreu em conjunto com a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos, a 5ª Delegacia de Polícia Civil (Área Central) e teve apoio operacional da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de Pernambuco.

Os criminosos agiam a partir de uma central de distribuição de sinal de internet clandestina, localizada em uma comunidade no bairro de Piedade, que fica em Jaboatão dos Guararapes.