Mudanças de segurança no Twitter devem entrar em vigor na segunda-feira

Plataforma promete bloquear contas que não assinarem o Twitter Blue e permanecerem com autenticação em duas etapas via SMS

Foto: Divulgação/Twitter

A próxima semana começa com expectativa de mudanças no Twitter, questionadas desde que o bilionário Elon Musk comprou a plataforma. A partir do dia 20, devem ser bloqueadas as contas que permanecerem com autenticação em duas etapas via SMS e não sejam assinantes do Twitter Blue, uma função paga. Ou seja, na prática, esse mecanismo via mensagem de texto – que garante maior segurança aos usuários – só vai estar disponível a quem pagar.

Desde o mês de fevereiro, os usuários vêm sendo avisados da medida e a necessidade de desabilitar a ferramenta. “Você precisa remover a autenticação em duas etapas habilitada por mensagens de texto”, orienta o Twitter.

A autenticação em duas etapas, ou dois fatores, visa deixar as contas mais seguras contra invasões. Ela exige que o dono da conta tenha uma segunda maneira de autenticar o acesso, além de uma senha.

Outros modelos permanecem
Apesar das críticas recebidas, apenas o formato pela mensagem de texto está bloqueado a quem não pagar. O Twitter ainda permite duas outras maneiras de realizar a verificação em duas etapas gratuitas: autenticação via app e chave de segurança.

De acordo com Elon Musk, a mudança busca reduzir custos com o envio dos SMS. “O Twitter está sendo enganado por empresas de telefonia por US$ 60 milhões por ano de falsas mensagens SMS para autenticação de dois fatores”, tuitou.