Ser uma grande parceira dos brasileiros em suas jornadas diárias. Com esse conceito, a Ipiranga reposiciona sua marca, reforça a confiança e proximidade que estabeleceu com seus públicos, como faz há mais de 85 anos. O trabalho de evolução da marca parte dos pilares que compõem a essência da Ipiranga, reconhecida por ser completa, confiável, humana e empreendedora.
A implementação será feita de forma gradativa à medida que haja renovação ou expansão da rede Ipiranga no Brasil. “Temos uma história de credibilidade e confiança que nos permite inovar com liberdade. O que estamos trazendo hoje como evolução da marca surge como resposta às novas demandas de um consumidor que pede por experiências fluidas, amigáveis e cada vez mais completas. Oferecemos agora uma proposta de valor fortalecida e diferenciada tanto para as pessoas que contam com a Ipiranga no seu cotidiano, como para nossa rede de revendedores, franqueados e clientes”, conta Leonardo Linden, CEO da Ipiranga.
NOVO PROPÓSITO
Ao ouvir seus principais públicos – revendedores, franqueados, clientes empresariais, VIPs, consumidores e colaboradores -, a Ipiranga entendeu a necessidade de evoluir seu propósito para expandir sua atuação, endereçando questões da jornada de mobilidade do consumidor e mantendo os principais atributos da sua essência. “Abastecer a Vida em Movimento” atende à demanda de um consumidor que mudou sua relação com a mobilidade, permitindo que a marca ampliasse as possibilidades para suportar a sua jornada.
A evolução dos postos Ipiranga tem como foco a jornada dos consumidores. Agora, a marca está em evidência em todos os pontos de contato com o público. Mas o novo projeto também levou em consideração o custo para a revenda, com um valor menor, tanto de implantação quanto de manutenção, o que inclui o uso de materiais e instalações que facilitam a nova aplicação, além da utilização de estruturas modulares.
O novo posto Ipiranga apresenta uma setorização por cores que demarcam o ecossistema visual. O Amarelo Ipiranga será predominante na cobertura do complexo, facilitando a identificação da marca na jornada do consumidor. O Azul Ipiranga vai indicar todos os produtos à venda; e o Laranja Ipiranga vai sinalizar áreas de ofertas de serviços gratuitos, as “amabilidades”. Haverá pisos diferenciados para sinalizar o espaço para pedestres, parklets onde as pessoas poderão descansar após uma refeição na AmPm, guardar suas bikes, por exemplo; e até bebedouros convencionais e para pets.
GRAFISMO DA MARCA
Além das cores, há outro elemento da evolução da marca que estará muito aparente nos postos: o pingo da letra “i”, de Ipiranga. Este triângulo estará em evidência na “testeira” dos postos de combustíveis e fará parte do novo grafismo da marca, que poderá ser visto em diversos elementos visuais dentro do posto. Muito além do que apenas um posto de combustível e de oferecer produtos e serviços, a Ipiranga será o ponto de certeza, de acolhimento e de experiência emocional positiva. “Os postos Ipiranga ganham potencial para funcionarem como uma verdadeira praça nas áreas urbanas e um “oásis” em rodovias para o público caminhoneiro, com diversos serviços”, detalha Bárbara Miranda, VP de Marketing e Desenvolvimento de Negócios.
Como elementos mais lembrados, o ícone e o “I” da Ipiranga foram, junto com as cores amarelo e azul, referências para os consumidores. Por isso, a evolução da logomarca modernizou alguns aspectos, mas manteve a afinidade das referências do público. Agora, há uma fonte proprietária com traços mais curvos e fluidos, transmitindo um aspecto mais humanizado. No ícone, o corpo da letra “i” representa uma estrada, enquanto o acento da vogal identifica o destino. As cores mais vibrantes, com o tradicional amarelo e azul, permitem melhor contraste e visibilidade. Com o fim do uso do “box” amarelo, agora a marca Ipiranga possui mais possibilidades de aplicação.