O Hospital Universitário de Canoas (HU) organizou o Bloco da Prevenção para sensibilizar os colaboradores sobre a importância da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante as festas de Carnaval. Fantasiados, os profissionais da Tecnologia da Informação, Ouvidoria, do Banco de Sangue, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho e do Controle de Infecção da casa de saúde distribuíram preservativos masculinos e femininos.
“Depois de três anos, conseguimos retomar essa ideia do bloco de conscientização para chamar a atenção para a prevenção da Aids, Herpes, Sífilis, Gonorreia, Tricomoníase, HPV e Hepatites. Tudo isso feito num tom mais leve e alegre, justamente para contagiar os colegas”, destacou o presidente da Comissão de Humanização, Thiago Padilha, setor responsável pela ação.
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.