Reunião de Leite com secretários foca em responsabilidade fiscal e educação

Encontro contou com 24 titulares das 27 secretarias, destaque para vice e painel com nova secretária da Fazenda

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A primeira reunião do novo secretariado de Eduardo Leite (PSDB), realizada na manhã desta quinta-feira, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, serviu para alinhar a atuação dos titulares das pastas, tanto dos que seguem da gestão passada quanto dos que assumiram em janeiro. O governador também enfatizou compromissos assumidos como o foco na educação e na responsabilidade fiscal. Estiveram presentes 24 dos 27 integrantes do primeiro escalão. As mulheres, que serão nove na composição definitiva, o que representa mais de 30%, ganharam destaque na foto oficial. Também participaram o vice-governador Gabriel Souza (MDB), confirmado à frente de um Gabinete de Projetos Especiais, e o líder do governo na Assembleia, Frederico Antunes (PP).

“Foi uma reunião focada em alinhamento de time. A gente inaugura essa relação, com alguns secretários que estavam no governo anterior, mas é momento de fazermos revisão de processos com os que já estavam e orientarmos os novos. Existem compartimentos nas secretarias, mas é um governo só”, analisou o governador, após o encontro.

Em formato de reunião-almoço, com churrasco no cardápio, alguns dos secretários de pastas estratégicas apresentaram orientações aos demais, entre eles Pricilla Maria Santana, primeira mulher a ocupar a Fazenda no RS. “A Pricilla pode repassar a importância da observância das restrições e como lidar com o Regime de Recuperação Fiscal (RFF) de forma a mantermos as contas do Estado em ordem. Lutamos muito para ao longo dos últimos anos alcançar o equilíbrio fiscal. E tão duro quanto alcançar é manter”, explicou Leite.

A nova secretária, empossada nessa quarta-feira no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), já vinha trabalhando na transição. Ex-subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais no Ministério da Economia, a servidora de carreira do Tesouro Nacional participou do processo de adesão do Estado ao RRF.

Além dela, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa ressaltou questões jurídicas e de integração entre as secretarias, enquanto o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, falou sobre a relação do governo com o Legislativo.

Ausências e indefinição
Pedro Capeluppi, que vai ser o secretário de Parcerias e Concessões, e Lisiane Lemos, que deve assumir a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital, foram as duas ausências no encontro de hoje. O primeiro ainda resolve questões particulares e a segunda trata de se descompatibilizar junto a uma gigante da área da tecnologia. Ambos devem tomar posse ainda na segunda quinzena de janeiro.

Já a pasta de Habitação e Regularização Fundiária segue sem secretário definido pelo governo. Por ora, a secretária de Obras Públicas, Izabel Matte, acumula a pasta, que é um desmembramento realizado em relação ao secretariado da gestão passada.