Bombeiros de Canoas, na região Metropolitana, controlaram, na tarde desta segunda-feira, um foco de incêndio em uma área da mata que fica aos fundos da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap). “Infelizmente com o calor e a estiagem no Estado, a probabilidade de que incêndios aconteçam é bem grande. Estamos sempre monitorando e a postos para quando esses sinistros acontecem”, disse o diretor da Defesa Civil municipal, Daniel Souza. De acordo com o órgão, que também enviou efetivo ao local, uma queima de lixo deu início ao fogo.
Em nota, a Prefeitura de Canoas ressaltou que queimar lixo, assim como fazer o descarte irregular, é crime. “A Lei de Crimes Ambientais descreve o crime de poluição como ato de causar poluição de qualquer natureza, que coloque em risco a saúde humana ou a segurança dos animais e que destrua a flora”, menciona o comunicado. Em caso de condenação, a pena é de até quatro anos de prisão.
“Orientamos que as pessoas não façam o descarte irregular de lixo e que também de forma alguma queimem esse lixo. A cidade já conta com diversos ecopontos para isso. Por sorte o fogo não chegou até a refinaria”, complementou Sousa.