Votos da esquerda foram decisivos, reconhece vice-governador eleito

Em entrevista ao programa Esfera Pública, Gabriel Souza (MDB) falou sobre apoios pós-eleição

Foto: Mauro Schaefer/CP

Após a vitória de Eduardo Leite (PSDB), reeleito governador nesse domingo, o vice na chapa, deputado estadual Gabriel Souza (MDB), avaliou as motivações para o resultado e agradeceu aos gaúchos. Durante entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, Souza falou sobre a diferença em vivenciar o primeiro e o segundo turno.

Sobre a virada, com uma folga de quase dois milhões de votos à frente de Onyx Lorenzoni (PL), o deputado admitiu que os votos da esquerda foram “importantes e decisivos”, embora reforce que a neutralidade deu à coligação votos de eleitores de mais de uma ideologia. “Entendo que houve uma amplitude da chapa na esquerda, na direita e em especial no centro”, explica. Para o deputado, os debates também foram importantes para a decisão do eleitor.

Sobre os vieses ideológicos dos eleitores, o deputado disse que a chapa quer governar para todos os gaúchos. “Sou o vice-governador de todos os gaúchos, e por isso quero agradecer a quem votou e respeitar quem não votou. Queremos fazer um governo amplo para todos os gaúchos, inclusive para quem optou pelo adversário”, declarou.

Questionado sobre o racha do MDB e o apoio de importantes nomes da legenda ao adversário de campanha, o deputado comentou que “a esmagadora maioria do MDB” esteve com a chapa que Leite encabeçou. “Fizemos uma candidatura que fala sobre os princípios democráticos do MDB”, completou.

Sobre o apoio na Assembleia ter encolhido, na comparação com o primeiro governo, Gabriel Souza avaliou que isso não deve ser um problema. “Não vejo nenhuma dificuldade, somos dois políticos de diálogo” explica.