O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) deu início, nesta quinta-feira, ao transporte das urnas eletrônicas aos locais de votação em Porto Alegre. O processo, que tradicionalmente ocorre na sexta-feira que antecede o pleito, foi adiantado em função do feriado do dia do servidor público, que fará com que alguns locais fique fechados.
Nesta quinta-feira, 70% das urnas eletrônicas sairão do bairro São Geraldo, na zona Norte da Capital, e serão distribuídas para as sessões eleitorais da cidade. O restante das urnas será transportado no sábado (29). O chefe da Sessão de Urnas e Voto Informatizado, Vanderlei Santos, explica que o transporte é seguro e é feito através de uma empresa especializada. “A empresa é totalmente cadastrada. Os motoristas, o auxiliar que fará a entrega, todos. E em cada local, há uma pessoa encarregada de receber o equipamento e verificar se as quantidades corretas foram entregues”, afirma.
Além disso, há um tempo específico para que as urnas saiam do depósito e cheguem ao local de votação. “E, se houver algum problema no tempo, nós temos grupos de Whatsapp para entender o que está acontecendo. Mas, é tudo controlado, tempo, quantidade de urnas, tudo é recebido um feedback das urnas”, explica.
Em Porto Alegre, são 3.061 urnas eletrônicas lacradas. Há outras 200 reservas. “Esses números são quantidades mais do que suficientes atender qualquer defeito de entrega ou no dia de votação”, pontua Vanderlei.
O segundo turno das eleições 2022 ocorre no próximo domingo (30), das 8h às 17h. A população brasileira vai escolher o próximo presidente da República e outros 12 governadores.