Campanha de Bolsonaro envia ao TSE informações sobre rádios com inserções irregulares

Equipe do presidente acusa emissoras do Nordeste de terem dado mais espaço para propaganda eleitoral do ex-presidente Lula

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) enviou, na noite desta terça-feira, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um link com informações sobre rádios do Nordeste em que, segundo uma auditoria contratada pela coligação, ocorreram irregularidades nas inserções eleitorais do segundo turno. De acordo com a campanha do atual presidente, as emissoras citadas deram mais tempo no horário eleitoral ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do que a ele.

A partir do recebimento das informações, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que havia dado prazo de 24 horas para a apresentação de provas sobre as denúncias, vai decidir que providências tomar. “Para que se aquilate a gravidade da irregularidade noticiada, a título exemplificativo, pôde-se comprovar, em pequena amostragem de oito rádios (nominalmente referidas), em apenas uma semana, significativa discrepância de 730 inserções, em desfavor da campanha do candidato peticionário”, cita um trecho do documento, que enumera exemplos de possíveis irregularidades.

A defesa da campanha do presidente alega que em um primeiro momento não apresentou um levantamento completo das irregularidades por conta da quantidade de emissoras de rádios comerciais, educativas e públicas no país – 5 mil.

Também foram apresentados dados da empresa AudiencyBrasil Tecnologia, que monitora a programação das emissoras e realizou um estudo técnico sobre os problemas encontrados. “A fim de extirpar qualquer dúvida residual, quanto à higidez jurídica e a autenticidade material da documentação preliminar acostada à peça vestibular, junta-se ao presente aditamento a anexa declaração da empresa AudiencyBrasil Tecnologia Ltda., devidamente firmada por meio de assinatura digital, de seu representante legal, Sr. Anacleto Angelo Ortigara, por meio da qual assentou-se, formalmente, sob as penas da lei, ‘que há fidedignidade dos dados citados, bem como que, todas as formas de operações da empresa Audiency Brasil Tecnologia Ltda podem ser demonstradas a qualquer tempo às autoridades competentes”, completa o texto.