A deputada estadual Luciana Genro (Psol) entrou com um pedido para que o cantor Seu Jorge receba a maior honraria do Legislativo gaúcho – a medalha do Mérito Farroupilha. O requerimento, apresentado nesta sexta-feira, deve ser apreciado na próxima reunião da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do rio Grande do Sul, prevista para o dia 1º de novembro.
A parlamentar considera que a entrega da medalha ao artista possa simbolizar uma ‘resposta firme e forte contra o racismo’. Na última sexta, dia 14, o músico sofreu ataques racistas durante apresentação no clube Grêmio Náutico União (GNU). Por conta do episódio, a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio Grande do Sul abriram investigações para apurar o que aconteceu.
“A medalha vem no sentido de levar este reconhecimento ao trabalho do Seu Jorge e todo nosso apoio para fortalecer a luta antirracista”, disse Luciana.
Durante os quatro anos de mandato, cada deputado estadual pode conceder apenas uma medalha do Mérito farroupilha. “Tenho certeza que a Assembleia Legislativa dará esse importante passo e fará deste ato um momento de solidariedade e fortalecimento da luta antirracista”, completou a deputada.